Naza Poeta Holístico
Pseudônimo do literato e músico “Norberto Nazareno Barreiros Fortes”. De descendência portuguesa (Barreiros) e espanhola (Fortes), nasceu numa cidade de colonização italiana, ao sul de Santa Catarina, Urussanga, a “Terra do Vinho”, em 29/08/1959. Aos 7 anos de idade já tocava violão e, enquanto entoava os primeiros acordes musicais, também cursava o ensino fundamental no “Grupo Escolar Barão do Rio Branco”, onde ganhou vários cartões de “Honra ao Mérito”, pelo seu procedimento e estudo.
Na adolescência passou a compor poemas e a musicá-los, vindo a formar um grupo musical que se apresentava em shows beneficentes.
Durante a infância e adolescência sempre veio muito a Florianópolis e, na Ilha de Santa Catarina, junto com os amiguinhos ilhéus, apresentavam o “Boi-de-Mamão”, que é uma arte popular que faz parte do conjunto das tradições do folclore catarinense, expressada com canções e dança.
Em 1977 concluiu o ensino médio, formando-se no “Curso Técnico em Análises Químicas”, no então Colégio “Rainha do Mundo”, em Urussanga, Colégio este que, atualmente, pertence às Escolas do “Grupo Energia”.
Em 1979 foi aprovado no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina para o curso de Farmácia e Bioquímica, onde cursou a primeira fase. Neste mesmo ano participou do “I Concurso Universitário de Violão”, realizado na Igrejinha do campus universitário, concorrendo com grandes violonistas do cenário musical, classificando-se para a etapa final do certame.
Em 1980 foi novamente aprovado no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina para o curso de Direito. Formou-se no segundo semestre de 1985, colando grau em 04/01/1986.
De 1987 a 1994 classificou vários poemas musicados, de sua autoria, em diversos Festivais da Canção em Santa Catarina e ganhou vários troféus.
De 1990 a 1996 participou de vários cursos e vivências alternativas para o autoconhecimento, vindo a tornar-se Terapeuta Holístico, profissão que trata do exercício e da prática das terapias alternativas, e que possui o seguinte site na internet: www.sinte.com.br
Em 1996 classificou o poema “Saudades”, na categoria “Destaque”, no “XVII Concurso Nacional de Poesias” promovido pelo Grupo Brasília de Comunicação, com sede em Brasília–DF, vindo a ser membro, neste mesmo ano, da Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses (ACPCC), com sede em Florianópolis.
Em 1997 recebeu a medalha do mérito cultural “Stella Brasiliense” (Estrela de Brasília), do Grupo Brasília de Comunicação, pela participação ativa nas atividades culturais dessa empresa jornalística.
Em 2001 conquistou o título de “Maestro Letterato” (Mestre Literato) pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias (ABEPL), com sede em Brasília–DF.
Em concurso de poesias realizado em São Paulo–SP, classificou alguns poemas (Direitos Humanos e Burrice Doutorada) e foi convidado a participar de um site literário. Endereço pessoal no site: www.giraldo.org/norbertofortes
No dia 01/04/2010, em Florianópolis, ingressou no “Grupo de Poetas Livres”, que é uma agremiação voltada para a criação e divulgação da poesia e da cultura em geral. Seu site é www.poetaslivres.com.br
A partir do dia 23-5-11, Naza Poeta Holístico começou a cadastrar seus poemas-canção ou suas músicas no site YouTube. Para acessar suas canções neste site, basta clicar no endereço eletrônico citado e digitar o seguinte: Naza Poeta ou o seu nome de batismo que é Norberto Nazareno . Em seguida, estarão disponíveis - para ouvir - suas melodias cadastradas até o presente.
Observação: O currículo de Naza Poeta Holístico é tudo isso que foi transcrito mas, o que é “real ou verdadeiro”, resumidamente explicando, é que ele é apenas um poeta latino-americano; um poeta holístico, músico, cantor e compositor, que canta a beleza e o amor que existem no planeta Terra, bem como as suas desigualdades, catástrofes e injustiças e que canta também, principalmente, o lamento e o aprazimento do povo brasileiro.
"O supra-sumo da poesia está no exercício do verso cantado!"
💬 Fale com o Poeta