O ser humano precisa sonhar para tornar seus dias mais amenos, já que o viver cotidiano está muito enfadonho e o planeta Terra, atualmente, tão conturbado por guerras e ambições desmedidas. Precisamos sonhar cada vez mais, para contribuir a tornar realidade uma sociedade mais justa, alegre e fraterna.
O dia-a-dia da população mundial está muito inseguro, muito abrupto e violento, muito “yang” (energia masculina), e é o que está predominando e gerando o desequilíbrio.
Precisamos que as artes, que são a energia “yin” (feminina), neste momento de crise internacional, se façam o mais presentes possível para contribuir a tornar as relações humanas mais amenas, mais equilibradas, e a poesia cumpre muito bem esse papel na medida em que nos tornamos mais equilibrados, reflexivos e meditativos quando as lemos.
E por que nos tornamos mais equilibrados quando lemos poesias?
Porque as lemos com a razão e com a emoção. Por isso o equilíbrio.
Esse mundo, para tornar-se um pouco melhor, precisa do equilíbrio das energias masculinas com as energias femininas. Poderíamos nos aprofundar no assunto, mas esse não é o propósito aqui.
Quero alertar sobre a necessidade de se ter uma sociedade mais humana e mais feliz, saudável, contente e fraterna, mas apenas obteremos isso se conseguirmos tornar o ser humano, individualmente, equilibrado.
Somente conseguiremos um mundo melhor com trabalho, força e poder, mas sem nos esquecermos da contribuição da música, da poesia, da pintura, do bonsai, da escultura, enfim, do exercício das artes em geral.
© Todos os direitos reservados