Matilde, o personagem de Dhiogo J. Caetano

Matilde, o personagem de  Dhiogo J. Caetano

A Matilde Caetano, bem-humorada e alegre, gosta de semear carinho e compreensão. Mas tem um pouquinho de vaidade. Quem não tem? Com firmeza ela repete: “Falem bem ou falem mal, mas falem de mim!”. Sim, a Matilde gosta de ser paparicada. É espontânea, alegre, mas não é fútil. Não gosta de fofocas. Ela gosta também de analisar o mundo e, algumas vezes, de dar orientações.
Matilde parece estar assustada com algumas atitudes humanas. Atitudes que não são muito humanas. Sente indignação quando percebe que a internet é “terra de ninguém”, e que muitos se aproveitam para espalhar sentimentos de ódio e desprezo.
Ela só quer cuidar de sua vida, e solicita que ninguém se intrometa.
Já recebeu críticas pelo cabelo… mas, “cada um tem direito a cortar o cabelo como gosta”, afirma Matilde. “Cada um que cuide de sua vida”, enfatiza.
Matilde quer promover a gentileza, pois sabe que as pessoas precisam de atenção, de carinho.
Ela quer garantir risadas, mas risadas ingênuas… essas que alegram o coração e não machucam ninguém. No fundo, Matilde é uma pessoa muito sensível, e deseja que o mundo seja melhor. Sonha com um mundo sem preconceitos, sem medo, menos egoísta, e com mais solidariedade e amor.
Essas são características de “Matilde Caetano”, personagem criado por Dhiogo Caetano. Trata-se de uma mulher curiosa, que gosta de analisar pessoas e situações da vida cotidiana. Sem ostentação, Matilde nos leva pelo mundo da reflexão. Alerta-nos sobre atitudes humanas. Seu objetivo é nos ajudar a ver e compreender o mundo.
Sua personagem está chamando a atenção e já arrebanhou muitos fãs. Dhiogo, por sua vez, é ator, escritor, jornalista, poeta e professor de história. Mas além de tudo isso, esse morador de Uruana, uma cidade localizada às margens do Rio Uru, no estado de Goiás, é um ser humano que almeja resgatar a humanidade das pessoas e da sociedade. As mensagens que transmite em seus escritos são sempre de paz.

By Isabel Furini - poeta, escritora e palestrante; acadêmica da AVIPAF; autora do livro "Os Corvos de Van Gogh".

Matilde Caetano, Patrícia Poeta, Edilene Magalhães - Programa Encontro - 09/05/2023

Rede Globo - São Paulo