Resiliência...

Resiliência
Essa capacidade mostra como o ser humano é capaz de superar mesmo que tudo parece perdido. Motivados por essas situações, especialistas em comportamento humano começaram a estudar habilidades e traços desses sobreviventes para descobrir o que leva algumas pessoas a enfrentar tão bem os contratempos da vida. Foi quando se depararam com uma novidade que vem da física e da engenharia: o termo resiliência.
As origens da palavra remetem a 1807, quando o inglês Thomas yong estudava a relação entre tensão e a deformação de barras metálicas. Para ele a resiliência de um material está relacionada com a capacidade de absorver energia sem deformação plástica permanente. Diferentimente das elásticas o termo resiliência é usado a quase 50 anos. Pela psicologia pela capacidade de enfrentar e responder de forma positiva às adversidades e as suas potenciais consequências negativas. É descrito como uma forma de superação humana, que culmina em uma transformação positiva. O conceito no entanto não tem nada de sobrenatural. Trata-se de uma característica comum que alguns indivíduos desenvolvem ante uma situação difícil.
Pesquisas recentes comprovam que a habilidade de resistir e contornar crises podem ser treinada e estimulada.
Um traço comum das pessoas resilientes é a tolerância à mudanças. É a capacidade de resiliência que garante o equilíbrio, entre ganhos e perdas ao longo da vida. Os estudos afirmam que é um fenômeno inerente ao desenvolvimento humano.
Para especialistas, este termo se aplica ou se molda às pessoas que possuem uma grande capacidade para dar a volta por cima. Ser resiliente, portanto, é um desafio constante para qualquer pessoa.
Resiliência está ligada com a capacidade de assimilar as situações com o pé no chão - sem otimismo exacerbado ou discursos demostistas " Muitos utilizam a negação como mecanismos de defesa. Enfrentam a realidade, ainda que isso seja doloroso, é tarefa para poucos". Diz-se: O indivíduo é resiliente quando consegue superar ( e não necessariamente eliminar ) as aversidades encontrando forças para aprender com elas. Todos nós podemos ser resilientes. A resiliência não é um traço de caráter hereditário que possuímos ou deixamos de possuir. Trata-se de uma conquista pessoal. Não é a toa que superação e o conhecimento humano são potencializados em momentos de dificuldade.

Ribeir

Dalmo...
© Todos os direitos reservados