GESTOS BEM PEQUENOS IDENTIFICAM PESSOAS DE MUITA GRANDEZA.
HÁ CERCA DE TRÊS SEMANAS, DIRIGIA-ME PARA O BAIRRO DE SANTANA E PARA TANTO EM UMA RUA DE ACESSO, TRANSITAVA PARA GANHAR A AVENIDA BRAS LEME, QUANDO EM UM SEMÁFORO UM SENHOR QUE CAMINHAVA COM GRANDE DIFICULDADE, ACERCOU-SE DO MEU CARRO E ENTREGOU-ME UMA TIRA DE PAPEL QUE CONTINHA ALGUMA COISA ESCRITA. O SEMÁFORO ABRIU E EU SEGUI MEU CAMINHO.
DE VOLTA À MINHA CASA, PROCUREI LER O QUE CONTINHA AQUELA TIRA DE PAPEL E ASSIM ESTAVA ESCRITO: MEU NOME, MAURÍCIO, TENHO 70 ANOS E SOFRI UM A.V.C. E MINHA ÚNICA DISTRAÇÃO É LER LIVROS, PODE SER DE QUALQUER TIPO, RELIGIOSO, ESPIRITA, ROMANCE,POLICIAL ETC... TINHA O ENDEREÇO O TELEFONE E AGRADECIA ANTECIPADAMENTE.
COMO ESCREVI UM LIVRO AUTOBIOGRÁFICO "O COMPRADOR DE CAFÉ" PEGUEI UM EXEMPLAR, FIZ UMA DEDICATÓRIA ENDEREÇADA AO SENHOR MAURÍCIO, DATEI E ASSINEI. TELEFONEI PARA O NUMERO E FALEI COM UMA SENHORA QUE DISSE SER ESPOSA DELE. INFORMEI QUE ESTAVA A CAMINHO PARA LEVAR UM EXEMPLAR, CHOVIA BASTANTE.
AO CHEGAR DEFRONTE AO NUMERO INDICADO, CONFORME O COMBINADO, LÁ ESTAVA A SENHORA QUE RECEBEU O LIVRO E AGRADECEU.
ONTEM (SABADO) NO PERIODO DA TARDE O INTERFONE TOCOU E A PORTARIA INFORMAVA QUE UM SENHOR CHAMADO MAURICIO TINHA UMA ENCOMENDA PARA MIM, NO MOMENTO DISSE QUE NÃO CONHECIA NENHUM MAURÍCIO, POSTURA DE SEGURANÇA, AFINAL MORAMOS EM SÃO PAULO. O PORTEIRO NOVAMENTE INFORMOU QUE TRATAVA-SE DO SENHOR MAURÍCIO A QUEM EU TINHA LEVADO UM EXEMPLAR DO MEU LIVRO.
DESCI E ENCONTREI-ME COM AQUELE SENHOR QUE COM DIFICULDADE ACOMPANHOU-ME ATÉ A SALA DE ESPERA E ALI CONVERSAMOS E QUAL NÃO FOI MIN HA SURPRESA QUE ELE TINHA EMBRULHADO, UM PEQUENO BOLO DE FUBÁ E AFIRMAVA QUE ERA A ÚNICA MANEIRA DE AGRADECER O MEU LIVRO.
FIQUEI MUITO EMOCIONADO COM TAL GESTO, CONVIDEI-O PARA IR ATÉ MEU APARTAMENTO O QUE FOI RECUSADO, E ENTÃO INDAGUEI COMO ELE RETORNARIA PARA CASA VISTO A GRANDE DIFICULDADE DE CAMINHAR. ELE RESPONDEU-ME VOLTO COMO VIM, A PÉ, O SACRIFÍCIO VALEU A PENA, O SENHOR MERECE.EU, DOS LIVROS QUE GANHO EU LEIO E PASSO PARA FRENTE, MAS AQUELE SERÁ GUARDADO COM TODO O CARINHO.
COM MEU CARRO LEVEI O SENHOR MAURÍCIO PARA CASA, AO DESPEDIR-SE DESEJOU-ME FELIZ NATAL. VI SEUS OLHOS MAREJADOS QUE NOVAMENTE AGRADECIA, NÃO CONSEGUI CONTER UMA TEIMOSA LÁGRIMA QUE ROLOU PELA MINHA FACE.
PEQUENOS GESTOS QUE REVELAM GRANDES HOMENS.
Roberto Matheus
São Paulo 22/12/2013
.
© Todos os direitos reservados