O Fundamento e a Coluna da Verdade

 
Jesus é a pedra angular do edifício da Igreja. A pedra principal que sustenta toda a edificação.
Os apóstolos e os profetas são o fundamento, o alicerce, tanto da Igreja quanto da verdade. Eles foram capacitados de modo especial por Deus para transmitirem e defenderem a verdade no início da Igreja. E somente o ensino deles conforme o temos na Bíblia é o fundamento da Igreja verdadeira, em todas as épocas.
Daí nosso Senhor ter mudado o nome de Cefas (caniço no hebraico) para Pedro (Petros no grego que significa pedra). Ele pensava no fundamento ao lhe dar este nome, porque não se faz um alicerce com caniços. Todavia, não somente Pedro é o fundamento, como também todos os demais apóstolos e profetas.
Não se falou em sucessão apostólica, até mesmo porque o fundamento já foi colocado de uma vez para sempre pelos apóstolos do Senhor.
Tendo eles morrido, foi concluído o alicerce sobre o qual estão sendo erigidas as colunas da Igreja e da verdade, a saber, todos os demais cristãos, tanto os dos dias dos apóstolos, como os das demais épocas.
Quando nosso Senhor deu a Cefas o nome de Petros ele pensava apenas no fundamento e não em chefia geral da Igreja, tanto que nos dias do próprio Pedro, coube ao apóstolo Paulo e não a ele, supervisionar o maior segmento da Igreja, a saber, os gentios, enquanto Pedro era encarregado para supervisionar a Igreja da circuncisão, a saber, os judeus. Cabe destacar que o líder da Igreja de Jerusalém não foi sequer Pedro, mas Tiago, um dos irmãos segundo a carne do Senhor Jesus, que juntamente com Judas, eram também filhos de Maria e de José.
Vejamos alguns dos textos bíblicos nos quais respaldamos nossas afirmações:

Mat 21:42 Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?
Mat 21:43 Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos.
Mat 21:44 Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.

Efs 2:20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;
Efs 2:21 no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor,
Efs 2:22 no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.

Mat 16:18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

1Tm 3:15 para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.

1Co 3:9 Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.
1Co 3:10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica.
1Co 3:11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.
1Co 3:12 Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
1Co 3:13 manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.
1Co 3:14 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão;
1Co 3:15 se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.

Gál 2:7 antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão
Gál 2:8 ( pois aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão também operou eficazmente em mim para com os gentios )
Gál 2:9 e, quando conheceram a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, que eram reputados colunas, me estenderam, a mim e a Barnabé, a destra de comunhão, a fim de que nós fôssemos para os gentios, e eles, para a circuncisão;

1Pe 2:4 Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,
1Pe 2:5 também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.
1Pe 2:6 Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.
1Pe 2:7 Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular
1Pe 2:8 e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos.
1Pe 2:9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Silvio Dutra
© Todos os direitos reservados