FELIZ DIA DO PROFESSOR E DA PROFESSORA

 
BOM DIA, QUERIDOS COLEGAS PROFESSORES E PROFESSORAS
 
Estamos em pleno Século XXI colhendo os frutos de milênios do caminhar do ser humano sobre o Planeta Terra.
E, o resultado maior de toda essa experiência humana, no relacionamento consigo mesma e com a natureza foi a criação de uma Rede de Comunicação Global, através da Tecnologia de Informação e da Rede Mundial de Computadores.
Estamos numa nova era, tal qual o início da Revolução Industrial, sendo que essa nova revolução ligou os quatros cantos do Planeta Terra de um modo Global e instantâneo estamos todos inseridos nessa revolução da comunicação e, querendo ou não tomamos conhecimento de fatos dos locais mais longínquos, em tempo real, nossos vizinhos não são mais os que residem ao nosso redor, mas são todos os seres humanos a qualquer hora, a qualquer tempo.
São milhões de informações novas a todo instante, vindas das mais diferentes partes do Planeta. Minha Família, minha vida, meus amigos, minha Escola, minha Universidade são invadidas, atravessadas, tomadas, provocadas por todo tipo de informação, muitas das quais novas, e que vão nos deixar atônitos, felizes, infelizes etc.
Eu como Professor ou Professora tenho que ter essa visão crítica da realidade na qual estamos vivendo hoje e, por isso, não podemos mais, nos dirigirmos à nossas escolas, da mesma maneira que no século XX. Nossas crianças e Jovens, antes de chegarem à escola já se comunicaram através dessa rede talvez com dezenas, centenas de outros jovens e tiveram novas informações, já possuem novos hábitos, novas necessidades, diferentes daquelas que costumávamos ter nos livros e manuais e repassávamos aos mesmos. 
Tudo mudou aquela sala de aula antiga na qual a maioria de nós Professores e Professoras estudamos e lecionamos, não cabe mais nessa Rede de Informação, que queiramos ou não é um novo e poderoso meio de Educação ou Deseducação.
Nossas famílias estão desorientadas com tudo isso, no tocante à educação de seus filhos, nós Professores e Professoras estamos tão igualmente perdidos, sem rumos, diante de tanta tecnologia que muda e nos traz novidades, pela manhã, à tarde e à noite. Nossas Universidades mergulhadas, em sua maioria em si mesma, também não conseguem acompanhar e perceber essa Revolução. Principalmente, na formação de Professores e Professoras, seus cursos de Pedagogia são em sua maioria ineficientes, tenta repassar um modelo de formação de novos Mestres e Educadores, tal qual nos séculos passados, enquanto o mundo cá fora de seus muros e de suas Togas avança na velocidade da luz.
Há uma falha terrível em todas as Universidades e seus cursos de formação de Professores, pois não formam homens e mulheres críticos, não nos mostram a ciência como deveriam mostrar, sua história, sua evolução inserida no meio cultural, social e histórico.
Formamos-nos e não sabemos nada sobre a História da Ciência como disciplina multicultural, multisocial, transdisciplinar e não é apenas para nós educadores da área de ciências, mas, todos os jovens que estão nos cursos de Pedagogia e Licenciatura das mais diversas áreas devem ter acesso a essa estudo e às informações sobre a História da ciência, que é realmente a história da evolução do conhecimento e do desenvolvimento científico e tecnológico de toda raça humana.
Para ser Professor hoje tenho que:
SER PAI DE MEUS ALUNOS E ALUNAS
SER AMIGO, IRMÃO CONFIDENTE DE SEUS ANSEIOS E PROBLEMAS
SER UM PSICÓLOGO OUVINDO E SENDO OUVIDO, DURANTE E APÓS AS AULAS
OLHAR TODOS OS DIAS NOS OLHOS DE CADA UM E PEGUNTAR SE ESTÃO COM ALGUM
PROBLEMA EM RELAÇÃO À ESCOLA, OS FUNCIONÁRIOS, À DIREÇÃO, AOS PROFESSORES ETC E TENTAR
AUXILIÁ-LOS.
TENHO QUE ENCONTRAR MEIOS DE FAZÊ-LOS ENTENDER QUE A EDUCAÇÃO É O MEIO MAIS SEGURO DE TOMAR
CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL, QUE EU POSSO CAUSAR AOS MEUS SEMELHANTES OU VIVE E VERSA.
TENHO QUE ENCONTRAR MEIOS DE JUNTO DELES ENTENDER A VIOLÊCIA QUE NOS ASSOLA E PROCURAR COMBATÊ-LA JUNTOS
TENHO QUE SER UM PROFESSOR OU PROFESSORA MULTIDISCIPLINAR
TENHO QUE SER VÁRIOS EM UM SER APENAS
TENHO QUE LIDAR COM TODA COMPLEXIDADE DO SER HUMANO E DE SER HUMANO
TENHO QUE SAIR DE MIM MESMO E TER SEMPRE UM OLHAR SOBRE A ESCOLA E A EDUCAÇÃO
TENHO QUE SER JOVEM COMO CADA JOVEM COM QUE LIDO NO DIA A DIA
TENHO QUE AJUDÁ-LOS A SEREM SALVOS, DOS POLÍTICOS E DA POLÍTICA QUE TANTO MAL TEM CAUSADO AOS CIDADÃOS E ÀS CIDADÃS DESTE BELO PAÍS.
TENHO QUE AMÁ-LOS E, SE REALMENTE CONSEGUIR AMÁ-LOS, AI SIM, TEREI CUMPRIDO MINHA MISSÃO DE EDUCADOR......
 
Parabéns Queridos Professores e Professoras pelo Dia 15/10/2011

CARLOS ROSA
© Todos os direitos reservados