Cinco processos do grão de café

O café tem que passar por alguns processos, para poder chegar a ser consumido:
Primeiro: Seleção de grãos, antes de mais nada, precisa ser separado dos grãos de baixa qualidade.
Segundo: Após ser escolhido ele entra no processo de transformar os grãos crus em grãos secos.
Terceiro: Torrefação, onde irá definir um sabor encopado e um sabor especifico, pois cada café é único e reage de forma diferente no torrador. 
Quarto: Moagem, irá reduzir os grãos já torrados e esmaga-los em partículas menores, a moagem pode ser mais grossa ou mais fina. 
Quinto: Agora entra o processo de misturar os grãos em água fervente, para se obter a bebida e existem vários métodos de preparo, como o coado, o expresso, o prensado ou filtrado. 
Note que somos como os grãos de café, temos que ser selecionados, após de ser escolhidos, separados de pessoas tóxicas, deixar de ser imaturo e estar pronto para os outros processos.
Nesta etapa temos que passar pelo calor do sol, que pode ser nossas limitações e o medo de prosseguir.  Quando deixamos estas coisas para trás nos deparamos com as altas temperaturas do novo preparo para os próximos processos. Não há como negar que parece que quanto mais tentamos evoluir, mais as coisas tendem a piorar aparentemente.
Chega um momento em nossas vidas que mesmo parecendo estamos sólidos e sábios aos nossos próprios olhos.
Vem o processo que nos reduz a pó literalmente, onde perdemos as nossas esperanças e expectativas, por pensar que já sabíamos de tudo.
E por último, e não menos importante, apesar de todas estas provas de fogo, como se não bastasse, ainda teremos que por mais uma vez ser levados a temperaturas e métodos que no final irão definir nossos sabores, ou seja nossas personalidades e conteúdo.  Não se detenha apenas com suas imaginações, não se ache ou pense que já chegou onde deveria chegar. O nosso maior limite no universo é conseguir superar a nós mesmos. O nosso maior inimigo é conseguir se vencer a cada manhã.

Reflexão sobre a comparação do processo do café com as nossas vidas.