Jean Carlos Gomes (conhecido também como Jean Carllo), nasceu em 4/11/1979, em Volta Redonda, onde mora, trabalha e estuda. Escreve poesias desde os 15 anos de idade. Em 1998 lançou o seu livro Bolas de Sabão – sonetos e poemas, em parceria com o escritor Pedro Viana Filho. Idealizou, participou e laçou pelo seu selo editorial PoeArt Editora o livro Vozes de Aço – I e II Antologia Poética de Diversos Autores – 2006 / 2007 com a participação de dez autores, cada uma, com finalidades filantrópicas. É poeta (com dezenas de trabalhos publicados), prosador, trovador, filatelista, acadêmico, editor (do jornal Informe & Ação), pertence a várias instituições e assina a coluna Espaço Cultural & Cia no jornal MaiorIdade. Já recebeu inúmeros méritos Culturais, dentre eles: oito MOÇÕES outorgadas pela Câmara Municipal de Volta Redonda, duas MOÇÕES outorgadas pela Câmara Municipal de Barra Mansa e duas MOÇÕES DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES da ALERJ – Assembléia Legislativa do Estado do RJ, por sua atuação literária e valorosa contribuição ao desenvolvimento da cultura no Estado do Rio de Janeiro.

Contatos: 24 9993-0615
e-mail: [email protected]
Caixa Postal: 83967
Cep: 27255-970 – Volta Redonda – RJ

Na Trajetória do Êxito*

- Um Poeta em Busca dos Sonhos -

Uma das legítimas aspirações dos poetas veteranos é a primazia de transferir o emblema, no caso a responsabilidade, aos novos valores que despontam no panorama literário. Isso, porém, exige vocação, talento, persistência, inspiração. Em suma, é preciso ter dom. E ainda assim, vários fatores conspurcam, corrompem inéditas promessas. A falta de orientação, as influências sorrateiras, o modismo, a imprudência, entre outros processos, iludem uma boa parte de jovens escritores. E os ideais de veteranos bardos se tornam frustração.

O Destino, porém, seleciona alguns, dotando-os de uma vocação inata. São faróis de intenso brilho em meio ás tempestades e trevas que envolvem o mundo, qual nau desgovernada em perverso oceano. A esperança faz o nauta sonhar, tão alto quanto o Vésper, visualizar a rota e, muito além, o porto almejado. Isso tudo lhe custará acendrado esforço, noites de sufoco e, em sentido figurado, o próprio sangue.
O autêntico artista desconfia do sucesso fácil. Evita colher aromas e rosas em jardins fictícios. Nos trâmites do Destino, ele constrói seu próprio destino.

Estas considerações, a propósito, colocam em evidência, e também em discussão, o poeta Jean Carlos Gomes, uma grata sensação no mundo literário.
Merece com justiça receber o “bastão”, na insigne carreira que, decerto, ele dignificará através da persistência, da nobre conduta, do talento dos atrativos outros que emanam de sua Lavra.
Jean tem a sorte de vivenciar a Arte, irmanado a uma plêiade de renomados mestres da Literatura Brasileira. E quando, no seleto grupo dos Construtores do Saber, um jovem se destaca com brilho invulgar, não há céu nem inferno que possa questionar o mérito desse Vate. Ao contrário, é o próprio Empíreo que o capacitou com tão elevado dom.
E Jean Carlos o recebe consciente dos percalços desse mister. Então, rejubilai-vos astros, constelações, tanto nas altas esferas quanto aqui entre nós!
Jean é um aplicado agricultor no campo das Letras e, portanto, tem muito terreno pela frente. Tanto para semear quanto para colher e distribuir o legítimo produto da Cultura.
Parabéns, pelo requinte do estro! Esse estranho fogo que incendeia e mata sem tirar a vida.
Deus o proteja e o livre dos falsos aplausos e dos bajuladores!
No palco da Arte, basta-lhe o juízo construtivo dos autênticos companheiros do Oficio.
O valor moral de um produto literário reflete a personalidade do autor.

*Comentário do poeta e escritor Caboverdiano Artur Vieira da Academia Internacional Letras do RJ sobre o trabalho literário de Jean Carlos Gomes, poeta e colunista de Volta Redonda.

Guarapari – ES, 4.11.2007.

"A nossa vida é uma breve história contida nas entrelinhas do tempo, por isso devemos vivê-la com intensidade a cada minuto."

💬   jean_carllo@yahoo.com.br