CRÔNICA: A LIÇÃO DO DUNGA ZANGADO


A LIÇÃO DO DUNGA ZANGADO

“A felicidade provém do íntimo, daquilo que o ser humano sente dentro de si mesmo”.

Esta frase da escritora Roselis Von Sass não podia ter melhor confirmação vinda dos exemplos que estão sendo dados pelo nosso treinador da seleção.

Esta abordagem não tem nada a ver com futebol e o trabalho que ele está realizando na nossa seleção, e que esperamos nos traga mais um título mundial.

O grande exemplo é de como ele permite que alguns repórteres irônicos, alterem de tal forma o seu humor e equilíbrio, com algumas perguntas provocativas, ao ponto de ele baixar o nível e dizer palavrões ao vivo, em cadeia mundial, de televisão

A pressão que qualquer técnico da nossa seleção sofre deve ser inimaginável e serve bem para o tema que gostaria de abordar que é a grande verdade citada na frase inicial desta crônica.

“A felicidade provém do íntimo....”

Então não importa as causas exteriores que nos aflijam, que nos deixem felizes ou não, zangados ou não, furiosos, como no caso, ou não, depressivos, ansiosos, etc.. não são isto que nos infelicita, mas sim como reagimos a estas provocações, como no caso, ou a qualquer outra situação da vida.

Não importa o que nos aprontem, se mantermos a nossa serenidade interior, se não deixarmos que estes fatos desabonadores e externos passem pelo nosso “muro” protetor dos nossos sentimentos, não deixaremos de ser felizes nunca e nem perderemos a nossa tão ansiada paz.

“O que nos deixa felizes é o que sentimos dentro de nós...

A autora não está dizendo que para isto acontecer, não vá acontecer nada que nos desagrade, mas sim só está especificando que o que nos deixa alterados são as reações que permitimos surgir dentro de nós em face de qualquer embate da vida.

Quando éramos adolescentes como caiamos em provocações e não notamos que continuamos a passar a vida ainda permitindo que isto aconteça.

Por que ainda não adquirimos serenidade, hoje em dia, mesmo em idade
avançada?

Não será por orgulho ferido, por vaidade, por despeito, por ciúmes, por vergonha, por complexos, por inseguranças e tantos outros motivos que trazemos escondidos dentro de nós?

Isto é o que sentimos dentro de nós e que nos fala a sábia escritora, e que nos tira a felicidade e a serenidade.

Não foi o que nos fizeram, mas sim a nossa reação afetiva que nos tirou a paz, a nossa serenidade ou, como podemos dizer, a nossa felicidade.

Só quando aprendermos a trabalhar com as adversidades da vida mantendo o nosso íntimo “blindado” poderemos na realidade sermos felizes.

Então, se o que você busca é a felicidade, a paz de espírito, a serenidade, e não somente um melhor salário, um melhor emprego, um melhor marido, uma melhor esposa, um amor para a sua vida, um melhor vizinho, um melhor motorista que não atrapalhe a sua frente...

Enfim, se você está desejando realmente ser uma pessoa melhor e ficar menos exposta aos dissabores, que são normal  no dia a dia, você pode ter certeza que você pode conseguir, pois isto é a única coisa na nossa vida que só depende de nós.

Talvez seja por isto que muitos sábios antigos, assim como nossos avós sempre nos diziam, para contarmos até dez e alguns vão até mais longe, para contarmos até cem antes de agirmos, pois se tornaram sabedores que com este tempo de contagem o nosso íntimo vai se apaziguando e acabamos até dando risada de algo que nos inflamou em um primeiro instante.

Poucos seres humanos conseguiram 100% concretizar esta superação e com isto se tornaram líderes e exemplos mundiais como Ghandi, budha, Marthin Luther king, Mandela e talvez outros exemplos que eu não me lembre, mas com certeza dá para contar nos dedos.

Isto vem de encontro ao que Jesus também nos transmitiu com a frase: "Sede como as crianças"

Então fácil não é, claro que não, mas todo pequeno percentual que conseguirmos será uma grande vitória para a qualidade de nossa vida, os grandes beneficiários deste progresso, mas que também se estenderá a todos os que estiverem à nossa volta e à toda humanidade.

Pense nisso!

www.hserpa.prosaeverso.net

Em qualquer situação da sua vida procure se lembrar:
'Não é o lugar em que nos encontramos nem as exterioridades que tornam as pessoas felizes; a felicidade provém do íntimo, daquilo que o ser humano sente dentro de sí mesmo' Roselis von Sass -
graal.org.br

HSERPA
© Todos os direitos reservados