Fernando de Bulhões, descendente de uma rica família portuguesa, aos 15 anos entrou para um convento agostiniano e posteriormente ingressou na Ordem Franciscana, trocando o nome para ANTONIO. Em 1223 o Frei Francisco de Assis autoriza Frei Antônio a fundar a primeira escola de Pregadores e Teólogos Franciscanos. Em 1946 o papa Pio XII o declarou doutor da igreja. Faleceu em 13 de junho de 1231, após uma crise de hidropisia. Onze meses depois da sua morte foi canonizado pelo papa Gregório IX. É considerado o padroeiro dos pobres e o santo casamenteiro.
É o "santo dos milagres", como disse o padre Antônio Vieira em um sermão de 1663 realizado no Maranhão
: "Se vos adoece o filho, Santo Antônio; se vos foge um escravo, Santo Antônio; se requereis o despacho, Santo Antônio; se aguardais a sentença, Santo Antônio; se perdeis a menor miudeza de vossa casa, Santo Antônio; e, talvez se quereis os bens alheios, Santo Antônio".
É considerado o santo casamenteiro porque ajudava mulheres pobres a conseguirem um dote para poderem se casar.
Oração de Santo Antônio
Padroeiro dos Namorados
"Meu grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos namorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Faze que eu seja realista, confiante, digna(o) e alegre. Que eu encontre um namorado(a) que me agrade, seja trabalhador(a), virtuoso(a) e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social. Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas. Que todos os namorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Assim seja."
Santo Antonio é muito popular no Brasil e em Portugal, onde tem milhares de devotos.