Atenção

Os comentários aqui registrados não representam a opinião da equipe do Site de Poesias, nem mesmo recebem o seu aval. A responsabilidade pelo conteúdo dos comentários é inteiramente do autor dos mesmos. Ao poeta é reservado o direito de remover os comentários de seus poemas, quando achar por bem fazê-lo.

Gostaria de deixar seu comentário?

Humberto Alvarenga

Humberto Alvarenga

Círio de Nazaré: Festa de adoração e fé.
Pela televisão, o repórter enfatiza a multidão quebrantada. Coesa. Um só pensamento! Lágrimas incontáveis caem de rostos mostrados em close. Neste clima, ele, o repórter, questiona o telespectador sobre a condição deprimente em que a humanidade se encontra, chegando à conclusão, de que, provavelmente, é pelo fato da humanidade estar longe de Deus. Não posso discordar.
Observo minha tia Carola, totalmente emocionada, assistindo a tudo, com muita devoção. Não resistindo, perguntei-lhe: Em quem a senhora acredita mais, no que diz a bíblia, ou naquilo que o padre ensina? Ela respondeu: No padre!
Pobre tia Carola! O que lhe ensinaram ao longo dos seus oitenta anos? Mesmo assim, não deixarei de amá-la. Sabendo eu, que ela nunca leu a bíblia, e que não pode mais fazer isto. Só Jesus na causa!
E você! Acredita verdadeiramente em Deus? E se acredita, tem procurado aprimorar seus conhecimentos, buscando a revelação espiritual e verdadeira, para livrar-se dos ensinamentos doutrinários de homens corruptos de entendimento; consciente de que o único ensinamento que lavar-nos e purificar-nos do pecado, é a Palavra contida na Bíblia Sagrada?
“Meu povo sofre por falta de conhecimento, disse o Senhor Nosso Deus”. Os.4.6.
“É verdade que vocês têm zelo para com Deus, mas é sem entendimento, ratifica o apóstolo Paulo.” Rm.10.2.
“O profeta Isaías afirma que nada sabem aqueles que conduzem em procissão, suas imagens de escultura e rogam a um deus que não pode salvar”. Is.45.20
De Genesis a Apocalipse, entre uma passagem e outra, nos deparamos com as admoestações do todo poderoso, para não adorarmos e nem pedirmos a outros deuses feitos de gesso, de barro, de madeira, de concreto, de ouro, de prata e etc... Deixando bem claro, as conseqüências vindouras, em relação a essas atitudes comportamentais. Cada vez que fazemos isso, estamos plantando sementes que irão produzir frutos amargos e venenosos.
“Lembrai-vos do que fizeram vossos patriarcas, indo após outros deuses. Do que aconteceram com eles. Eu sou Deus! E não há outro comigo! E ninguém há que possa ser comparado a Mim, para fazer o que tão somente Eu posso fazer.” Is. 46.9 (linguagem viva).
Advertências incontestáveis do criador, que ressoam como exortação plena e severa, para que abandonemos essas práticas adúlteras, levadas em cortejo, na contra mão da VERDADE.
“Como você caiu do céu, lúcifer, filho da manhã! Você que atacava e conquistava outras nações, foi arrancado do seu lugar e jogado por terra. E isso aconteceu porque imaginou: Eu vou subir bem alto no céu. Dominarei todos os anjos, sentando no trono mais importante. Eu serei a figura principal no Monte Sião, nos lados do norte. Subirei até o último céu e serei igual ao grande Deus.” Is.14. 12-14.
“Não me surpreendo! Satanás pode transformar-se num anjo de luz. Portanto, não é de admirar que os seus servos possam fazer o mesmo, parecendo ministros de Deus. No fim eles receberão todo o castigo que suas obras malignas merecem.”2Co.11.14-15.
“Este homem do pecado virá como instrumento de Satanás, cheio de poder satânico, e iludirá todo mundo com espetáculos fora do comum e fingirá que faz grandes milagres. Ele enganará completamente aqueles que estão a caminho do inferno, porque disseram não à VERDADE. Recusaram-se a crer nela e a amá-la, deixando que a VERDADE os salvasse. Portanto, Deus permitirá que eles creiam de todo coração nestas mentiras. E todos eles serão julgados com justiça por terem crido na falsidade, rejeitando a VERDADE e sentindo prazer em seus próprios pecados.” 2Ts. 2.9-12.
“Satanás, o deus deste mundo pecaminoso, cega as pessoas, impedindo-as de verem a glória do Evangelho que está brilhando sobre elas, e de entenderem a mensagem maravilhosa que pregamos acerca de Cristo, que é a imagem de Deus.” 2Co.4.4.
“Está acontecendo uma coisa horrível, impossível de acreditar, nesta terra. Os sacerdotes enganam o povo com as palavras mentirosas dos falsos profetas. E o meu povo fica feliz com isso! Mas o que vocês vão fazer quando o castigo de todos esses pecados chegar?” Jr.5.30-31
Podemos perceber que o adversário se traveste de Deus. Aliás, na mentira, ele jura que é Deus. E realiza obras maravilhosas aos olhos daqueles que são fracos e que ainda não tiveram a verdadeira revelação Espiritual, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador. E este ser espiritual, do maligno, “aí está para enganar, se possível, até os escolhidos de Deus.” Mt.24.24.
Jesus Cristo disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai, senão por Mim”. Jo. 14.6.
E então! Como pode alguém percorrer a estrada que conduz à vida eterna, e em determinado trecho deste caminho, desviar-se para esquerda ou para direita, carregando sobre as costas outros deuses, feitos por mãos humanas, e pedir-lhes apaixonadamente, que intercedam por ele? Com certeza, este alguém não chegará a Deus. Ficará perdido, num caminho de trevas.
“Há alguém a quem vocês possam me comparar? Algum desses ídolos pode ser semelhante a mim? Os homens pagam a um artista para fazer um deus coberto de ouro e prata, e depois se ajoelham diante da imagem e a adoram. É a essas imagens que vocês querem me comparar? São os próprios homens que levam esses ídolos de um lado para outro, sobre os ombros. Quando são colocados num lugar, esses falsos deuses não podem sequer sair dali. Então os homens fazem pedidos a eles, mas não recebem nenhuma resposta, porque os ídolos não podem livrar as pessoas de seus problemas e sofrimentos.” Is. 46. 5-7.
“Jesus é o único intercessor (mediador) entre Deus e o homem. E não há outro.” 1Tm. 2.5
Não consigo entender e muito menos aceitar, que alguém que se diz Cristão e que professa o nome de Deus, possa arrastar sobre si, milhões de famílias para maldição, através de um ensinamento abominável aos olhos de Deus; completamente desvirtuado por tradições e fora da Verdade Espiritual, ainda que aos nossos olhos, possa ser muito atraente e bonito de se ver.
“É melhor ser um cachorro vivo do que um leão morto. Os mortos não podem fazer mais nada.” Ec. 9.4-10.
Nossa Senhora está morta (adormecida), mas Jesus foi ressuscitado pelo poder do Pai e vive. E foi feito primícias dos que dormem (1Co. 15.20). Por isto Ele tornou-se o único mediador (intercessor entre Deus e o homem). E não pode haver outro.
E já ouvi: Peça à mãe que o filho atende. Mas afirmo: Peça ao filho que o Pai ouvirá.
Jesus diz através do profeta Isaías: “Eu sou o Senhor! E fora de Mim na há Salvador.” Is. 43.11
“Não há salvação em nenhum outro mais. Debaixo do céu inteiro não existe nenhum outro nome para os homens chamarem, a fim de serem socorridos e salvos” At. 4.12
“Ora, ninguém voltou ao céu, senão aquele que desceu do céu, o filho do homem, nosso Senhor Jesus.” Jo.3.13.
“Porque não somos como muitos, falsificadores da Palavra de Deus. Antes falamos de Cristo com sinceridade...” 2Co. 2.17. Não pode haver subterfúgios, dissoluções e dissimulações para enganar a si mesmo, e a outrens que ainda não estão livres daquilo que os impede de conhecer a verdadeira mensagem da cruz. Antes, por terem sido doutrinados, seguem idolatrando a cruz, servindo a homens, crendo estar servindo a Deus.
“Vós fostes libertos, para que não sejam mais servos de homens, e sim, servos de Deus. Porque mais importa agradar a Deus, do que aos homens.”
Será que as obras das indulgências, da inquisição, não foram bastante? Não falaremos dos escândalos presentes. Mas perguntamos: Quantos John Wiclif, Jon Huston, Martinho Lutero, serão ainda necessários, para que o argueiro possa cair dos olhos deste sacerdócio já destituído há tanto tempo?
Não raramente, fechamos os olhos e os ouvidos para o entendimento, endurecendo nossos corações, por causa de doutrinas que nos transformam em escravos de homens. E por mais que alguém queira esclarecer, embasado na verdade bíblica, não conseguimos ver, ouvir e entender. É preciso muito quebrantamento de coração para superar as barreiras doutrinárias, que às vezes vem nos consumindo por décadas. Mas é possível! Se quisermos, iremos ver, entendendo, que não somente as Marias (Nossas Senhoras), como também, todo e qualquer outro santo, já morto (adormecido), não podem fazer mais nada por aqueles que vivem. Mas você, em vida, sim! Ore! Clame a Deus por meio de Jesus Cristo, intercedendo por aquilo, ou por quem lhe apraz. Se você pedir a Deus, tão somente em nome de Jesus, Ele te ouvirá. Do contrário, os espíritos enganadores estarão agindo dissimuladamente a seu respeito. E vão operar maravilhas. E você vai acreditar nesta mentira, sem saber e/ou sabendo, que um dia, enfrentará o Juízo final.
“Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da Fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência.” 1Tm. 4.1-2

Não podemos deixar de reconhecer e muito menos negar as virtudes e os privilégios de Maria, como a mais pura das virgens, escolhida para carregar em seu ventre, o Filho de Deus. Mas como eu e você, ela também foi herdeira do pecado, a partir de Adão e Eva. E Maria, mais do que ninguém, soube que Jesus está infinitamente acima dela. E em nenhum momento, ousou querer parte das glórias que eram para o filho; consciente, de que somente através dele, poderia alcançar o Reino dos Céus.
E pela Fé, Maria também creu em Deus, ao reconhecer o próprio filho como aquele que a salvaria da morte e do pecado, tornando-se mais uma santa na igreja, como são também, santos, todos aqueles que confessam Jesus como único salvador (mediador, intercessor) em suas vidas.
E entre tantos privilégios, Maria pode testificar de que Jesus foi feito as primícias dos que dormem. Ao contrário, sabemos que Maria não foi ressuscitada. Está morta, adormecida, no seio do pai Abraão. Como também, estão mortos, adormecidos, todos os outros santos canonizados, que movidos pela Fé, vislumbraram o Messias que viera trazer a salvação para todo aquele que cresse no seu nome, como único intercessor (mediador) entre Deus e o homem. E mais uma vez! Vou repetir: Não há! Não pode haver! E jamais haverá outro, por melhor que seja, ou que tenha sido.
“Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça.” Ap. 2.7
Como disse inicialmente, não posso discordar do repórter, que sem conhecimento Espiritual, chamou a atenção para a distância que tem separado o homem de Deus. E esta distância toma forma material, e pode ser medida através da religiosidade inconcebível, praticada por milhões de pessoas, que sem conhecimento, são conduzidas em procissão, pelo caminho largo e florido; adornado com toda espécie de pedras preciosas; coisas bonitas de se ver e que podem ser traduzidas como sinônimos de uma fé distorcida e sem nenhuma utilidade, a não ser para satisfação inferior(carnal) de quem a pratica e para própria condenação, não só de praticantes, como também daqueles que ensinam.
“Arrependei-vos! Voltem-se para Mim e serão curados.” Assim falou Jeová.
Este foi o modesto comentário sobre a festa devocionista de Círio de Nazaré, em Belém do Pará, emitido por Humberto Alvarenga, este que vos escreve; da pacata e linda cidade de Rubiataba, interior de Goiás. Crente por acreditar nos evangelhos, a partir dos seus registros, consciente de que tudo foi escrito por homens inspirados pelo Espírito Santo de Deus. Assim sendo, posso dizer que também sou evangélico. E Cristão, por convicção plena, de que Jesus é o único caminho que pode conduzir-me à salvação e à vida eterna. Não só a mim, mas a todos aqueles que crerem no seu nome, sem associá-lo a outros deuses, aparentemente vivos, ou mortos e santificados. Não me prendo às igrejas doutrinárias e denominacionais. “A Lei do Espírito de Vida em Cristo Jesus, me livrou da Lei do pecado e da morte.” Rm 8.2. Se formos Espirituais, temos que ser um só com o Senhor Jesus, totalmente libertos.
[email protected]
Rubiataba, 16/10/2.008

heitor

heitor

sad

Conceição Bentes

Conceição Bentes

O Cirio de Nazaré, maior expressao de fé desse país, so sabe o que realmente representa, quem conhece de muito perto.
Pessoas que seguem a Virgem Mae de Deus, vindo das mais longes localidades, enfrentam todas as dificuldades ate mesmo de saúde pra homenagear Aquela que abençoa nao so a Amazonia, mas o Brasil inteiro. Ali todos estao unidos na fé, na esperança, no milagre alcançado, na vida salva, nos obstaculos superados.

Teresa Cordioli

Teresa Cordioli

bom dia poeta.

todo ser humano
tem que ter fé...
fé é a fonte da vida...
então que cada um tenha a sua
para enfrentar os obstáculos que nos são impostos...
e a festa do Círio de Nazaré, é um exemplo de fé no Brasil...


abraços...que Deus seja contigo sempre.

Mena Moreira

Mena Moreira

"Vêm!Irmanados na crença, no sofrimento...
Nos pedidos aflitos feitos ao Bom Deus!
Vendo-os na Procissão, neste momento,

Sinto que Ele sendo Justo e Compassivo,
Atenderá com certeza ali os filhos Seus...
Deste Círio de Amor tão puro, tão vivo!"

Lindo! Certamente atenderá !...
Beijos .