Estive meditando sobre a diferença entre esses dois sentimentos, ao perceber que consigo admirar outro ser humano mas não me deslumbrar... Segundo o dicionário, "Admiração" ,trata-se de "uma disposição emocional que traduz respeito, consideração, um sentimento que exprime espanto, surpresa, pasmo diante de algo que não se espera."
Ou seja, um sentimento nobre, que nos permite olhar ao outro com consideração e encontrar qualidades que inspiram respeito. Muitas vezes a admiração vem acompanhada de espanto, surpresa, o que acredito intensificar nosso olhar sobre o outro. Admiração mutua gera conexão.
É o contrário da inveja, que trata de colocar a pessoa para baixo, a admiração nos faz elevar o outro!
Mas, não necessariamente ao ponto do deslumbramento... pois com um ponto de vista sempre equilibrado, sabemos que nenhum ser humano, por mais admirável que seja, é perfeito.
Sobre Deslumbramento, o dicionário descreve como "turvação da vista causada por excesso de luz, brilho ou por outros fatores. Estado de espírito de quem é tomado por viva admiração" .
Então, existe admiração no deslumbramento, mas não necessariamente precisa haver deslumbramento na admiração...
Sendo o deslumbramento causado por excesso de luz, brilho, entendo porque a unica pessoa que me deslumbra é Deus!
Apenas Jeová Deus, consegue ser perfeito, e é fácil notar isso olhando sua criação...
Tudo no universo funciona de forma simétrica e matematicamente tão perfeita, que é impossível não se deslumbrar ao observar!
Podemos e devemos admirar o outro ser humano, é um sentimento que nos enobrece e nos torna ainda mais humanos. Mas o meu deslumbramento, particularmente, apenas Deus pôde conquistar.
Não há pessoa na sociedade que se destaque mais do que o Dono do Universo!