Andar no Espírito Santo

 
“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” (Gál 5.16)

A expressão andar com Deus é usada em várias passagens bíblicas, e é bem apropriada para definir o modo pelo qual a vida cristã é experimentada na prática.
Isto porque o ato de caminhar indica progressão adiante, e ainda que venhamos a tropeçar ou cair, nos levantamos e prosseguimos na nossa jornada. No caso, a nossa caminhada para o céu em obediência à vontade do Senhor, no caminho estreito do evangelho.
Então, até mesmo as interrupções da caminhada, por situações eventuais, estão incluídas na experiência cristã.
Todavia, se alguém senta e se dispõe a permanecer parado quanto a seus deveres espirituais, não se pode dizer de tal pessoa que esteja andando, e muito menos com Deus.
Por conseguinte, para que possamos ter a certeza de que temos andado no Espírito, é mister que estejamos num movimento constante e progressivo em direção ao alvo que nos foi proposto, a saber, o da perfeição em Jesus Cristo.
E se esta caminhada é de fato no Espírito Santo, é evidente, por conseguinte, que estaremos debaixo do seu olhar, direção e instrução divinos. Não cabe a nós determinar os objetivos desta caminhada, os quais já foram fixados desde antes da fundação do mundo. E nem escolher os meios da nossa salvação e santificação, porque estes também já nos foram demarcados na Palavra. Lembremos que havia uma ilustração desta verdade na dispensação da Lei, quando o povo de Israel levantava ou fixava acampamento de acordo com o mover da coluna de nuvem ou de fogo que permaneciam sobre o tabernáculo.
É somente quando andamos desta forma que jamais satisfaremos os desejos da carne, conforme o apóstolo afirma em Gál 5.16.
Andando de tal maneira, em vez de nos deleitarmos nas cobiças e paixões da carne, nos deleitaremos na companhia de Deus, pela qual somos livrados de tais desejos que nos são perniciosos.
Não há maior deleite do que o de andarmos na companhia de um amigo tão precioso como o nosso Deus.

Silvio Dutra
© Todos os direitos reservados