É Mais uma Atestação do que Proibição

Quando ouvimos pessoas dizerem que o Deus dos cristãos é cheio de restrições e proibições, especialmente no que tange aos dez mandamentos, ficamos perplexos com a impropriedade desse tipo de pensamento.
Afinal, as proibições previstas na Lei não são imposições de restrições à nossa liberdade, mas, na verdade, uma clara atestação da nossa condição de estarmos naturalmente inclinados para o mal e sua prática.
Esta má inclinação é reprovada não apenas por Deus, mas por qualquer pessoa de bom senso.
Quem em sã consciência aprovaria o homicídio? o falso testemunho? o furto? o adultério?
Assim, vemos que Deus não impõe restrições, ao contrário nos alerta quanto ao nosso estado de estarmos naturalmente aprisionados ao pecado, e nos oferece por amor, bondade e misericórdia, a única via de acesso para a nossa liberdade, por pura graça, e simplesmente por fé em nosso Senhor Jesus Cristo, que se apresentou para ser o sacrifício, a oferta, para satisfazer a justiça divina em relação a todos os nossos pecados.    
Agora perguntamos: Qual tribunal terreno, qual ser humano, estaria disposto a ponto de morrer por aqueles que tivessem cometido grandes transgressões?
As sentenças são dadas em juízo para libertar assassinos?
Todavia, é exatamente isto que Deus faz em relação a todos os pecadores que se arrependem, porque para Ele, odiar alguém no coração já é o próprio ato do assassinato.
Mas a todos que se arrependem, Ele perdoa.
Que grande perigo é então tentarmos ser mais justos do que Deus, e também pensarmos que somos mais tolerantes, misericordiosos, bondosos, perdoadores, não preconceituosos, do que Ele.
Afinal, todos os que Jesus tem salvo, sem exceção de qualquer pessoa, eram inimigos de Deus e de suas leis, e isto, não por uma questão de mero exercício de vontade, mas por uma questão de todos possuirmos uma natureza decaída no pecado, cujo estado é de inimizade contra Deus, e sempre será, de modo que a amizade que os que se convertem têm com Deus, é por conta da nova natureza celestial, espiritual e divina, que receberam pela simples fé em Jesus Cristo.   
 
 

Silvio Dutra
© Todos os direitos reservados