CONVERSA DE HOMEM

Encontrei um antigo conhecido que a tempo não via num restaurante por quilo, do dia a dia. Conhecia-o de um clube social que freqüento. Sabia que ele era publicitário e como ele estava sozinho, sentei-me à mesa e ficamos a conversar.

Papo vai papo vem ele me falou que deixou de ir ao clube, pois o filho dele se mudou para o Rio e ai perdeu o incentivo de ir lá sozinho.

Falou-me que era desquitado há dezoito anos (tem 60 anos e eu 56) e nunca mais quis dividir o mesmo teto com alguém; tinha sua namorada, mas cada um na sua casa.

O que me chamou a atenção, em face do que ele estava falando, é que enquanto falava ficava olhando para toda mulher que passava por trás de mim, que estava de costa para o corredor

Eu tive muito este hábito, senão dizer vício, de olhar para toda mulher que passava. Só me casei com quarenta e cinco anos; antes vivi com uma mulher durante dez anos. Com esta última foi uma relação de aprendizado, de maneirar o “troglodita” que eu era, pois até então estava sempre com a malinha pronta.

Eu era um animal arisco, desconfortável com relacionamentos envolvendo muita proximidade e por isto mesmo posso dizer que relacionamento sem amor, afetividade, cumplicidade, tem tempo certo de validade.

A mulher pode ser a mais bonita do pedaço, aquela que não passa em branco em qualquer lugar que você vá, mas, meu amigo, se não houver um laço afetivo maior, a relação não vai longe.

Antigamente dizia-se que era amor de.., bom só de sexo.

Vivo com a minha esposa, única com quem passei papel, há dez anos , e nunca quis ter filhos já que, até ali, a malinha estava sempre pronta como disse.

E uma coisa eu posso lhe dizer: É muito ruim conversar com alguém que só fica olhando para as mulheres que passam enquanto você conversa, e me deu vontade de dar um tempo na conversa, mas continuei.

Não falei nada, mas vi ali que o homem não nasceu para viver sozinho, ele tem que ter alguém o esperando, senão não há o que lhe deixe feliz ou satisfeito consigo mesmo.

Este “ficar olhando” eu só perdi quando conheci a minha esposa.

Ela sempre me pegava espiando, mas era tão costumeiro para mim que custei a superar este mau hábito, que é feio, principalmente quando você tem alguém. Eu via que ela sofria, mas segurava bem a barra; a mulher sempre vê, pela mulher não passa nada a não ser que ela queira fazer vista grossa.

Pelo sofrimento da minha esposa, ainda namorada na época, eu dizia para ela que era um vício e que estava tentando superar, custou-me muito, mas consegui finalmente.

Hoje sou feliz, ando na rua focado no meu caminho, sem ficar com a antena ligada ou feito fio descampado querendo fazer liga com tudo quanto é mulher que passa por mim.

Não que eu fique me policiando, o que não adiantaria nada, apenas perdi o mau hábito. O homem não sabe, mas muitas vezes no fim do dia está cansado, estressado, e não sabe o porquê e acaba sobrando para quem não tem nada a ver com isso.

"Não cometerás adultério" pode também significar "Não destruirás a paz de um matrimônio". É naturals que por paz também se entenda harmonia." nos diz o escritor Abdruschin na sua intepretação no livro "Os Dez Mandamentos e o Pai Nosso"

E que na sua interpretação do nono mandamento "Naõ cobiçaras a mulher do teu próximo" nos diz: "Este mandamento dirige-se de modo claro, direto e incisivo aos instintos corporais e animais que o ser humano, ..infelizmente, ...permite que surjam muitas vezes de modo excessivo, tão logo se lhe ofereça oportunidade para isso!.

Não que eu não olhe, ou repare, eventualmente, mas não faço mais a ligação do "ver com o cobiçar", porque entre ambos há uma linha tênue. São duas ações.bem distintas.

Se o homem está satisfeito em casa, tem que respeitar, se não esta, devia se separar.

Não se separa por muitos motivos, mas entre os principais está o medo de ficar sozinho ou a parte financeira. Quer ter a segurança do lar, mas não larga o hábito errado.

Casado diz que vida de solteiro é que é boa, mas não é bem assim, isto eu posso garantir, mas eles não acreditam, acham que se fossem solteiros iam conquistar todas as mulheres que aparecesse.

Ali conversando com aquele meu conhecido eu vi o quanto ele é desrespeitoso, não só com a namorada dele, mas com qualquer pessoas que esteja conversando com ele.

O homem não nasceu para viver sozinho. Sozinho fica "sem pai nem mãe", embora alguns possam conquistar uma ou outra mulher, incluindo em restaurantes.

Quem fica olhando para todas que passam durante o dia, está passando uma rede de arrastão pelos ambientes à sua volta e é claro que algum peixe vai pegar, a não ser que seja muito fraco, mas normalmente é peixe de baixa qualidade e às vezes se torna caro, muito caro, ou, se der sorte, ganhará uma nova esposa.

E aí dali a algum tempo começará tudo de novo.

"Não é o lugar em que nos encontramos nem as exterioridades que tornam as pessoas felizes; a felicidade provém do íntimo, daquilo que o ser humano sente dentro de si mesmo' Roselis von Sass – www.graal.org.br
 

www.hserpa.prosaeverso.net

HSERPA
© Todos os direitos reservados