Vendedor de ilusões - ensaio


Quem não já teve um vendedor de ilusões em sua vida? Será que um dia você já não vendeu uma ilusão?

Aquela pessoa que te promete coisas, mexe com as suas vulnerabilidades, gera expectativas, quer por sua vez gera esperança, que por sua vez gera ansiedade de ter problemas resolvidos.... e depois... quando a promessa não é cumprida... pronto... tudo isto que escrevi cai no seu pé e seu mundo desaba!

Como sendo o resultado do seu egoísmo e da sua falta de preocupação, sensibilidade e respeito com o outro, o vendedor de ilusões segue vendendo sonhos, promessas que nunca se cumprem, e nós, compradores de ilusões, embarcamos na palavra daqueles que assim procedem, pagando, por vezes, preços reais e caros por isto.

Pergunto-me então, o porquê da venda das ilusões? O porquê de tanta informação sem base concreta? O porquê da brincadeira com o sentimento, esperança, anseios e expectativas das pessoas?

Por outro lado, por que nós, todos nós, acabamos caindo neste comércio de ilusões? O porquê de acabarmos cedendo e depositando nossas expectativas, anseios, esperança e sentimentos naquilo que não temos como, concretamente, atestar? O porquê de acabarmos nos vinculando à pessoas que detém aquilo que vendem, contudo não entregam aquilo que prometem!

Excluo deste texto aqueles picaretas profissionais... não... não são deles que estou falando. 

Englobo aqui aqueles outros que são pessoas "de bem" como nós, mas que, contudo, comercializam paixões e vendem sonhos.

O grande problema disto tudo é que, com o tempo, acabamos gerando uma descrença generalizada em todos e isto é péssimo, pois vivemos em sociedade.

Enfim, fica aqui o desabafo e o texto para reflexão, pois, com certeza, você que está lendo já comprou uma ilusão de alguém. 

A única coisa que te peço: nunca seja um vendedor de ilusões! Antes ser um comprador, do que um vendedor de ilusões.

Você nunca é obrigado a prometer nada a ninguém, contudo, se prometer algo a outrem, cumpra!

Que Deus te guie e te ilumine na sua caminhada por este mundo real, permeado de sonhos.

Um forte abraço.

André Silva

André Silva
© Todos os direitos reservados