CRÔNICA DE ANIVSERSÁRIO DE PORTO ALEGRE - RS - 240 ANOS

 
26/03/2012


 
26/03/2011


CRÔNICA de IALMAR PIO - IMAGEM da INTERNET

 
Pôr do sol no Guaíba

PORTO ALEGRE
 
IALMAR PIO SCHNEIDER
 
     Pelo transcurso dos 240 anos do aniversário da Capital Gaúcha, ocorre-me escrever algo sobre o evento de 26 de março de 1772. Mas por não me aprofundar no assunto, inicialmente, quero dizer que Porto Alegre não se descreve, se vive. Foram tantos os historiadores, poetas, literatos, enfim, que perscrutaram sobre sua história, que desnecessário se faz repetir aqui. Todavia, como disse o poeta, Casimiro de Abreu, em seus inspirados versos de Minha Terra: “Todos cantam sua terra,/ Também vou cantar a minha,/ Nas débeis cordas da lira/ Hei de fazê-la rainha;/ - Hei de dar-lhe a realeza/ Nesse trono de beleza/ Em que a mão da natureza/ Esmerou-se em quanto tinha.”.(...) 
     Diga-se, de passagem, que a cidade fundada às margens do lago ou rio Guaíba (ainda está em discussão a correta denominação), sobressai como uma das mais lindas do Universo, e o seu pôr do sol, dizem é o mais fantástico do Mundo.
 

Poeta e cronista.
 

Publicado no Diário Gaúcho de Porto Alegre, RS,
pág. 27, sábado e domingo - em 26.03.2011

 


Escrito por IALMAR PIO às 15h58
[ (2) Vários Comentários] [ envie esta mensagem
 
 




 



[luizaSoaresBenicio de Moraes] [[email protected]]
Aprendo muito lentamente! Me ajude!

27/03/2011 15:15






 



[luizaSoaresBenicio de Moraes] [[email protected]]
Meu marido quando jovem, morou em Porto Alegre (estudou na VaRIG).TEM BELAS LEMBRANÇAS! E fala ,muito do Curso e da Cidade. Ele retornou devido a não ter se adaptado ao clima frio.Adoeceu! Fez amigos e ainda hoje se comunica com alguns. Arquivei para estudar suas instruções sobre blogues.Obrigada.

27/03/2011 15:13

 
 

Ialmar Pio
© Todos os direitos reservados