crônica: OS CAMINHOS DE CADA UM

OS CAMINHOS DE CADA UM

Estava com vinte e sete anos e a vida profissional ainda não se descortinara para mim. Eu tinha algumas pequenas tarefas ou bicos que me rendiam trocados para a minha sobrevivência e eram suficientes, pois morava com a família e tinha comida e teto garantidos sem precisar trazer grana para casa.

Lembro de um momento que considero ter sido o marco divisor de águas.

Estava num bar/lanchonete perto de casa aonde iam os conhecidos, entre eles aposentados e alguns desocupados, em plena segunda feira, logo após o almoço.

Eu já tinha vivenciado muita coisa neste mundo e sentado naquela cadeira, encostado naquela mureta, eu lembro que pensei: “Não é possível que tudo que eu tenha aprendido nesta vida não possa me servir para nada”

Esta conscientização ou desabafo íntimo foi como se tivesse dado uma senha para o “cosmo” que eu já estava pronto para uma nova etapa, pois nunca esqueci daquele momento.

Lembro que a partir dali as coisas começaram a se encaminhar até que um amigo, que trabalhava numa seguradora, disse que ele e outro seu amigo que trabalhava em um banco estavam pensando em abrir uma corretora e se eu não estava a fim de entrar na empreitada.

Topei claro, arranjamos um conjunto comercial e uma linha telefônica alugada; compramos móveis usados e começamos a nossa empreitada, sem ter nenhum cliente na carteira.

Os três sócios eram diferentes em tudo. Cada um tinha interesses diversos na vida. Eu sempre trabalhei pela recompensa financeira, o outro gostava de status, andar com diretores de cias. Seguradoras e o terceiro que veio de uma atividade burocrática não tinha nenhuma habilidade para comércio.

Aos poucos fomos nos virando e nos entusiasmando com a atividade e cada dia tínhamos um novo ânimo.

Como disse, como reforço, tinha outras pequenas rendinhas.

O terceiro sócio que não tinha muita habilidade foi se dedicando mais a seguros de vida de funcionários públicos, mas fomos bancando a sua parte nas despesas por um tempo.

E foi, com algumas sociedades que foi fazendo, também sobrevivendo, embora mexesse com pessoas, angariadores, da pesada, pessoal mal caráter, mas creio que como ele não tinha outra opção foi levando.

Estávamos todos os três em momentos de definição nas nossas vidas e hoje após vinte e cinco anos podemos dizer que eu e o outro que também tinha habilidade comercial estamos estabilizados nas nossas profissões e com uma boa carteira de clientes.

Mas aquele outro nosso sócio, que não tinha habilidade nenhuma para comércio tem uma das maiores corretoras de seguro de vida de funcionários públicos do Brasil e uma renda extraordinária de centenas de milhares todo mês.

É muito discreto, mas se tornou um dos homens mais ricos na área de seguro do Paraná e Santa Catarina, mas muito infeliz no lado pessoal.

Estes são os meandros da vida onde desde que tenhamos plantado boa vontade e honestidade, mesmo nos momentos mais difíceis da vida, uma hora os caminhos se abrem para nós, dependendo muito das pequenas decisões que vamos tomando todos os dias.

Agora, se você vai ser mais rico ou menos rico ou manter o mesmo padrão é uma questão, em muitos casos, que foge a qualquer racionalidade terrena, mas não ao mundo espiritual que nos rodeia.

Nunca devemos subestimar ninguém. Nós nunca podemos saber os caminhos entremeados que temos que trilhar, mas que nem por isto devemos deixar de lutar.

Algumas fortunas são feitas com a maior naturalidade e outros sofrem tanto para manter o seu sustento.

Está ai a trajetória de nosso ex presidente para nos confirmar isto, sem entrar no mérito político, se de acordo ou não, mas que foi uma trajetória abençoada e vitoriosa, lá isto foi.

Chegar até onde chegou!

Nestes anos profissionais vi muitas fortunas se formarem e vi muitas se perderem.

Eu tenho amigos ricos que costumam dizer assim de quem tem muita facilidade para negócios e para enriquecer:

“Aquele lá é estrelado". E realmente tem pessoas que são estreladas para negócios.

“Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que supõe nossa vã filosofia.” Já dizia o filósofo e não existe efeito sem causa.

Os caminhos, neste pequeno curto de tempo, que passamos aqui neste planeta, só pode ter uma finalidade maior e feliz de quem, além da labuta do dia a dia vai em busca deste conhecimento.

www.hserpa.prosaeverso.net

"Não é o lugar em que nos encontramos nem as exterioridades que tornam as pessoas felizes; a felicidade provém do íntimo, daquilo que o ser humano sente dentro de sí mesmo' Roselis von Sass - graal.org.br


 

HSERPA
© Todos os direitos reservados