1. DEUS É OBRIGADO A DISCIPLINAR

 
NEEMIAS 1.

 
"ESQUADRINHEMOS OS NOSSOS CAMINHOS, PROVEMO-LOS, E VOLTEMOS PARA O SENHOR" LAMENTAÇÕES 3:40

 
Doze livros do Velho Testamento narram a história da nação de Israel. Josué, Juizes e Rute falam da nação de Israel antes de tornar-se um reino. Em seguida, os livros de Samuel, dos Reis e das Crônicas registram com detalhes toda a trajetória de Israel como reino, desde a sua formação até a queda e cativeiro. Por fim, os livros de Esdras, Neemias e Ester enfocam, principalmente, o período pós-cativeiro e a restauração do templo, da cidade de Jerusalém e de seus muros. O livro de Neemias tem como enfoque central à reedificação dos muros de Jerusalém.
Por que houve a necessidade de restauração tanto do templo como da cidade de Jerusalém e de seus muros? Porque tudo havia sido destruído em conseqüência da constante e prolongada desobediência do povo de Israel. (Como você vê a igreja do Senhor no Brasil?) Ao lermos os livros acima citados, veremos que Israel nunca se rendeu totalmente a Deus. Sua situação espiritual era muito instável, ora buscava a Deus de todo o coração ora se apartavam Dele, cometendo todo o tipo de pecado. Tudo dependia de quem liderava o povo. Desde o tempo de Moisés, mesmo sob sua liderança, o povo manifestava desobediência e rebeldia. A situação ficou mais grave na época dos juizes, quando não havia quem os liderasse. Cada qual fazia o que achava reto, pois “Não havia rei emIsrael”.[Juizes 17:6] Isso demonstra que havia necessidade de uma liderança adequada que levasse o povo a andar conforme a vontade de Deus. Para isso, Deus permitiu que o próprio povo pedisse um rei em lugar dos juizes. [I Samuel 8] Reis foram levantados por Deus, tendo como principal representante Davi, homem 2º o Seu coração e que fazia toda a Sua vontade.
Davi tornou-se o padrão a ser seguido por todos os reis subseqüentes, isto não ocorreu. A maioria deles fez o que era mau perante o Senhor, especialmente os reis do reino de Israel, o reino do norte. Seu 1º rei foi Jeroboão, que provocou a divisão da nação de Israel. Oportunidades de arrependimento foram dadas a todos os reis e a todo o povo, mas eles não souberam aproveitar. Antes, menosprezaram os profetas de Deus e zombaram deles. A conseqüência não poderia ser outra, a não ser o julgamento de Deus sobre Seu povo. A disciplina veio e o povo foi levado cativo pela Assíria e pela Babilônia. Esse foi o meio encontrado por Deus para purificar o Seu povo de sua condição caída e corrupta, a fim de ter nele um novo começo, como de fato ocorreu anos mais tarde com o retorno do cativeiro pra Jerusalém.
Povo do Senhor de daí ouvidos a voz do Senhor é tempo de restauração é tempo de aceitar a correção que vem do Pai das luzes em quem não há mudança e nem sombra de variações. Ele, o Senhor quer estabelecer o Seu reino primeiro em ti e depois através de ti. Seja você aquele com quem o Senhor possa contar. Diga hoje ao Senhor: “Eis-me aqui usa-me 2º o teu querer no Brasil na congregação onde estou para a glória do teu glorioso nome. Amém!”
A PROXIMA MEDITAÇÃO É : “Davi, um rei segundo o coração de Deus.”

 
By Pr Valdeci do Nascimento Oliveira.

VALDEZZ
© Todos os direitos reservados