crônica: A CRISE GREGA E A FRAGILIDADE DA NOSSA VIDA

A CRISE GREGA E O NOSSO MUNDO

A crise que está acontecendo neste país milenar mostra-nos de como o mundo da economia é frágil nos dias atuais.

A Grécia uma das menores economias da Europa (dez milhões de habitantes e trezentos bilhões de PIB) entra em crise, como não poderia deixar de ser já que aposenta os seus milenares descendentes com apenas cinqüenta anos e o mundo fica em polvorosa.

Não é difícil para qualquer um imaginar que se um país não se adequar aos novos tempos onde as pessoas vivem com extrema qualidade normalmente até os oitenta, noventa anos ou mais, que este tipo de privilégio não se sustenta.

Interessante é como os povos, mesmos estes considerados no topo da pirâmide cultural e econômica lutam contra algo que a mínima razoabilidade diz que há necessidade de haver alterações.

Assim como aconteceu aqui no nosso país a poucos anos

A minha esposa que tem 56 anos hoje se aposentou com 43 anos já que a lei da época lhe dava este direito.

Eu estou com 53 e como fui sempre profissional liberal nem me passa pela cabeça a idéia de aposentadoria.

Eu sempre digo jocosamente para a minha esposa que já era aposentada quando casamos que alguém tinha que pensar no nosso futuro.

É lógico que não tem país que agüente uma situação desta indefinidamente.

Eu sempre cito como exemplo o caso do nosso astronauta que após viajar junto numa missão espacial americana nem chegou ao chão de volta e já pediu a sua aposentadoria com apenas 43 anos.

A minha esposa hoje já não se aposentaria mais com aquela idade e nem com a que está agora, mas no meio militar o precedente de 25 anos ainda prevalece.

Eu tenho um amigo, capitão do exercito, que também se aposentou com 43 anos de idade a dois ou três anos atrás.

Isto é um absurdo, pois é nesta idade que o homem está no seu período mais produtivo.

Agora que aquele astronauta poderia ser muito útil para o nosso país, que sempre bancou toda a sua formação, simplesmente se aposenta e perdemos todo o potencial de conhecimento que ele adquiriu.

Agora imagine se isto ainda fosse de direito de toda população. Seria simplesmente um descalabro e não tem economia que agüente.

Os deputados e senadores eram aposentados depois de apenas um mandato. Isto a pouco tempo atráz.

As filhas de militares que não se casassem continuavam recebendo os proventos do pai falecido. Isto não faz nem 20 anos que ainda era assim.

Agora me diga: qual filha destes militares que se casavam legalmente  sabendo que com isto perderiam esta gorda aposentadoria?

Este privilégio vinha desde a época da Guerra do Paraguai que surgiu para dar uma garantia às filhas dos militares mortos nela, mas como antes era ‘tudo uma festa’ este direito passou também às filhas daqueles que também não morriam em combate e que se aposentavam ao 43 anos.

E até a apenas poucos anos esta lei ainda prevalecia, ou seja, perto de duzentos anos depois da guerra.

Como é que um povo em sã consciência ainda pode ir para as ruas tentando manter privilégios deste tipo que não se auto sustentam?

Por destas e outras é que eu costumo dizer que não existe povo educado existe é povo controlado. Diminua este controle e o povo, qualquer um, mostra a sua ancestralidade medieval.

O povo inglês de cinqüenta milhões é vigiado por cinco milhões de câmeras que filmam tudo a partir que a pessoa põem o pé para fora de casa. Tente ser desonesto lá.

Povo educado? Meche na grana deles para você ver.

Mas me afastei do tema principal sobre a Grécia.

Como poderíamos adivinhar a uns dez anos atrás, que hoje uma crise econômica num país minúsculo como ela poderia causar o efeito borboleta de hoje em dia e por em cheque toda a economia mundial?

Como é que uma economia de PIB de trezentos bilhões de dólares precisa de cem bilhões, ou seja 33% do PIB, para se reestruturar?

Esta oscilação que eles causaram na economia mundial mostra de como o nosso planeta com o advento da comunicação globalizada tornou tão próximo todos os povos e países, a ponto de estremecer a economia de potências econômicas se as crises não forem devidamente resolvidas por todos.

Estamos vivendo num mundo extremamente frágil em todos os sentidos.

Você já imaginou o que vai acontecer se Espanha (cinqüenta milhões de habitantes e PIB de um bilhão e quatrocentos) e Portugal também entrarem no mesmo caminho?

Quanto dinheiro não vai ser preciso?

Vai ser o fim do mundo econômico.

Por outro lado uma erupção vulcânica de um pequeno exemplar lá perto do Pólo Norte afeta os vôos em todo o mundo e também cria problemas econômicos até no nosso país.

E os números são impressionantes. Em duas semanas deixou de decolar cem mil vôos.

Fiquei a tentar dimensionar isto. Cem mil vôos! Em duas semanas! Como é fácil e necessário nos descolarmos neste mundo de hoje e quantos milhões de pessoas não estão toda hora indo para lá e para cá.

Este nosso mundo está muito pequeno e frágil mesmo.

Está sobre bases muito próximas das “pernas de pau”.

O furacão Katrina mostrou como nem uma grande potência está preparada para se defender contra desastres naturais.

Não, o homem não poderá fazer frente nenhuma  quando a natureza, tão judiada, mostrar a sua força tentando se equilibrar novamente das tantas agreções por ela sofrida até hoje.

Imagina se é um vulcão mais próximo dos grandes centros. Ou um terremoto nas falhas tectônicas da Califórnia ou no Japão  para onde irá a nossa economia?

Muitos terão muito dinheiro e não terão comida para comprar.

O homem se torna bicho, assim como ocorreu em algumas regiões do Chile, em
que as pessoas, após o terremoto, se agrediam por um copo de água.

Não se iluda o homem se torna um bicho, não importa o país em que ele viva.

É só dar uma crise de energia em qualquer cidade do mundo e já acontecem os saques e a criminalidade triplica.

Por outro lado qual o país que não diminui a criminalidade quando passa a monitorar todo o seu espaço público?

Com este controle e uma policia eficiente não tem povo que não entre na linha, ou melhor, como muitos gostam de dizer, povo educado e civilizado. Pois sim.

Viaje para qualquer país de ponta da Europa e preste atenção, já quando sai pela escada rolante do aeroporto, de como você já está sendo monitorado.

“Não precisa comprar o ticket do metrô. Não tem nenhum agenciador o solicitando”

É assim que o brasileiro pensa assim quando chega lá, mas experimente ser pego por aqueles senhores que aleatoriamente entra em um ou outro vagão e pede para um ou outro passageiro, por mostragem  e discretamente: por favor, o ticket!

É nesse momento que você vai saber que um em cada cem que for pego sem o ticket irá pagar por duzentos que eventualmente não haviam pago além de serem fichados na policia para, em caso de reincidência, pegarem uma outra multa triplicada e ainda responder a processo que poderá levá-lo à cadeia.

Cadeia com ar condicionado, mas cadeia. Experimente.

O mundo está muito frágil e todo mundo muito próximo um do outro devido ao inchaço demográfico.

A derrocada desta nossa civilização materialista será por aquilo que ela mais preza que é pelo lado monetário.

É por ai que virá o final dos tempos e o surgimento de uma nova humanidade.

Em qualquer situação da sua vida procure se lembrar:
'Não é o lugar em que nos encontramos nem as exterioridades que tornam as pessoas felizes; a felicidade provém do íntimo, daquilo que o ser humano sente dentro de sí mesmo' Roselis von Sass -
graal.org.br

HSERPA
© Todos os direitos reservados