CRÔNICA: A VIDA NADA FÁCIL DE UM JOVEM OU ADOLESCENTE

A VIDA NADA FÁCIL DE MUITOS JOVENS E ADOLESCENTES

Como era difícil a vida aos vinte e, incrível, como tinha sido boa aos quinze. Como o tempo não passa quando estamos no turbilhão da adolescência, que nos assalta, quer estejamos acordados ou não querendo acordar.

Como pode ser desumana, aparentemente, a vida à nossa volta quando temos quinze ou vinte. Parece que os mais espertos, os com menos caráter e emoção, é que se dão bem. E como, alguns de nós, parecendo uns alienígenas, nos sentimos tão estranhos no ninho.

Mas se achamos que somos bons, como é que sofremos então?
Não deveria ser o contrário?
Não nescessáriamente, mas quem sofre neste mundo, ainda tem algum sentimento diferente, que se choca com arealidade geral. Então, ainda que sofra, tem alguma chance boa de melhorar a sua realidade, desde que não se revolte com a situção e, principalmente, se for em busca esclarecimentos.

Sofremos por nossos erros ou enganos de outras eras. Não adianta nos enganarmos. E esta vida parece curta quando temos muito mais de quarenta. Para uma parte que me lê, com menos de vinte, eu sei que não é fácil acreditar que assim seja. Com muitos também foi assim nesta idade adolescente, como a vida se arrasta, feito bicho preguiça.

Só que até aprendermos a interpretar este mundo, não dá tempo para parar. E por incrível que pareça, ainda bem, que nesta idade, ele parece não avançar. Sei como muitos jovens sofrem, assim como eu tive a minha sina. Sentia-me um peixe fora d’água neste mundo que atropela, pisando fundo.

Como para meus chegados era fácil se relacionar! E para outros uma enorme dificuldade. Embora fosse boa pinta, me sentia o patinho feio.
Sempre no final da fila. De onde vinha todo este desacerto? Tudo em volta era muito complicado. E para a maioria, tudo parecia ser tão fácil, assim eu via.

Mas havia muita enrolação, meias verdades e muitos
sentimentos egoístas. Alguns tinham três ou quatro namoradas. E para outros, era aquela dificuldade.
Com alguns de vocês não é, ou também não foi assim?
Nos relacionamentos tudo não era mais complicado? Haja paciência. É difícil avançarmos no tempo para a gente ter ciência do que acontece na real. E isto, sei, é para ambos os sexos.

Como sofre, muitas vezes, um adolescente!
Sinto-me muito feliz, hoje em dia.
Mas não pense que a dificuldade foi só na tenra idade.
Quantas correntezas contrárias para atravessar, mesmo sem saber nadar. Quantas escolhas no escuro, por não saber o melhor caminho. Quantos maus hábitos adquiridos para se manter no meio e garantir a vaga. Mesmo contra a nossa melhor amiga, a nossa voz interior, quantas vezes não fomos contra, por causa, e para se adequar com o mundo que acontecia a nossa volta nesta tenra idade?

E é ai, que pode começar o tormento pessoal.
Você, quando jovem, começa a agir até contra as tuas convicções pessoais, chegando em um momento até, que você nem sabe mais o que é o certo e o que é o errado, neste mundo estrambelhado.

Os sentimentos que vão surgindo, você nem sabe mais se são os teus. Começa uma doidura e aí você se pergunta: Como é que eu vou me ajeitar deste jeito?
Tantas vidas tormentosas existem por ter vindo para esta Terra, já tão distantes do verdadeiro caminho.

Como são árduos os caminhos criados por nós mesmos, em outros tempos! Vivemos neste mundo, que está cada vez mais desolado, com tantos sofrimentos e com tantos em busca de alguém ou de paz e, na medida em que passa o tempo, sentimos que nada melhora, só piora. A vida atual é assim e não fique se iludindo, achando que é um incompreendido.

O mundo não vai mudar para ninguém ser feliz.
Se sofremos, é porque erramos em algum tempo e esta falta, um dia plantada, vem com a gente para ser desvencilhada, muitas vezes por este choque com esta sociedade que só prega conceitos errados.

Que aprendamos com estes desajustes, enquanto dá tempo, lutando da forma certa, sabendo que o desajuste terá um fim se voltarmos a sermos unos, e não nos batermos mais contra as leis que regem e que formam o nosso futuro, não só enquanto encarnados nesta pequena Terra, neste pequeno período que aqui ficamos, mas todo o Universo.
Busquemos então a solução, que só teremos, não adianta nos enganarmos, se procurarmos a Verdade que trás o esclarecimento e que está por trás de tudo e que concerta, desata os nós e suaviza toda e qualquer dor que tenhamos no íntimo.

Em qualquer situação da sua vida procure se lembrar:
'Não é o lugar em que nos encontramos nem as exterioridades que tornam as pessoas felizes; a felicidade provém do íntimo, daquilo que o ser humano sente dentro de sí mesmo' Roselis von Sass -
graal.org.br

HSERPA
© Todos os direitos reservados