SONETO DA BOA INTENÇÃO EGOÍSTA

SONETO DA BOA INTENÇÃO EGOÍSTA

Aquela gente de bom coração
Na eterna ação do querer bem
Creem na natural boa intenção
Em verdade são presas reféns

Uma carência inicial da estima
Converge à baixa auto imagem
Aplausos de outrem fica acima
De qualquer natural arbitragem

Não toleram a censura pontual
Se concebem um ser angelical
Sofrem sua distimia sem saber

Vivem sem assentir reconhecer
Que precisam corrigir a emoção
Ou padecer à constante solidão

Marco Antônio Abreu Florentino

Nota: Soneto que faz referência às boas almas que estão sempre se preocupando com os sofredores e desprovidos, principalmente de recursos materiais. Passam sua existência à procura de resolver, a seu modo e juízo pessoal de valor, os eventuais e supostos problemas das outras pessoas, particularmente familiares e amigos.

Em verdade, são criaturas de baixa auto estima (o que ela acha de si mesma), carentes de reconhecimento social e pessoal, necessários para suprir sua baixa auto imagem (o que ela acha o que as pessoas pensam dela).

Geralmente não toleram ser contrariadas. Sofrem de distimia (doença da irritação fácil e do mau humor). Querem impor a terceiros, a todo custo, seus valores pessoais de bem estar, como uma regra inquestionável pro caminho da felicidade. Portanto, não são más pessoas.

Via de regra, por serem  pessoas psicologicamente instáveis, quase nunca conseguem terminar os projetos de caridade a auxílio a que se propõem, motivo pelo qual envolvem outras pessoas, também parentes ou amigas, para ajuda-las em seus propósitos, abandonando-as posteriormente nessa incumbência, afinal, não conseguem sequer dar conta de suas próprias vidas.

No que pese a louvável boa intenção de suas ações, o que realmente as recompensam é o reconhecimento de terceiros pela suas condutas altruístas e generosas.

Invariavelmente são solitárias, pois seus pares não suportam conviver com elas, suas verdades absolutas e suas irritações e agressividades à flor da pele.

A esmagadora maioria das famílias tem pessoas com essas características de personalidade. São as chamadas  ¨coraçõezinhos de ouro¨, conforme denominação dada por alguém muito sábio.

É imperativo que seus familiares e amigos tentem convencê-las da necessidade dum tratamento psicoterápico, visto serem  pessoas infelizes, que sofrem sem saber o porquê.

São pássaros que precisam voar livres.

https://youtu.be/ODIvONHPqpk
(Free As a Bird - The Beatles) 

Marco Antônio Abreu Florentino
© Todos os direitos reservados