O Princípio da Responsabilidade em Hans Jonas

Hans Jonas, filósofo alemão de origem judaica ficou conhecido  por sua obra O princípio da Responsabilidade. A obra nos faz refletir sobre nossa passagem por esse mundo.
Não gostamos de abrir mão dos confortos que conquistamos e não queremos nos esforçar em viver uma vida simples.
Seria impossível voltar às cavernas diante de tantas comodidades adiquiridas. Quem mudaria os hábitos tomando banhos de água fria, andaria  a pé ou de bicicleta?
A tecnologia colocada à disposição da humanidade resolve questões de várias naturezas. Há poucos dias, uma reportagem dizia ser possível implante de cabeça. Isso mesmo! fecho os olhos e imagino tráfico de corpos, cabeças rolando no mundo do crime. 
O homem não tem limite para suas descobertas. Quando pensamos que tudo já foi inventado, surge algo novo que surpreende a todos. 
Chegamos a dizer:
- Por que eu não pensei nisso antes?

Nada contra a inventos, nada contra a tecnologia, nada contra ao consumo. O bom seria se a humanidade não estivesse em risco. Somos tão inteligentes para inventar coisas, mas não nos preocupamos em preservar o que existe de mais importante: o homem.

Vivemos em um mundo descartável, compramos hoje e amanhã já estamos jogando fora. O consumismo faz parte da engrenagem do Capitalismo. Se não comprarmos, as lojas não vendem, se não vendem não há emprego, sem emprego não há salário, sem salário não há consumo. O Capitalismo se susteta dessa ciranda.

O que se chama progresso é na verdade o caminho para a destruição do planeta. Quando o português chegou no Brasil em 1500 e viu o índio vivendo de maneira simples o considerou selvagem. Mas veja bem, se compararmos a atitude do índio de 1500 e o homem civilizado de hoje com relação ao trato com a natureza, acharemo que o índio era civilizado e o selvagem são os homens modernos que impactamos o meio ambiente desastrosamente.

Mas é fácil falar, o difícil é construir o caminho de volta. Qual seria o " imperativo adequado ao tipo de agir humano?" O que os congressos ambientais ainda não deram conta? Infelizmente tudo passa pelo consumo, os países desenvolvidos não abrem mão de consumirem menos, de produzirem toneladas de lixo que são exportados em containers clandestinamente para algum lugar do mundo.

Poucos entendem que tudo o que usamos, do alfinete ao avião, são fabricados com materiais tirados da natureza. A natureza, por sua vez, sofre por ser violentada de maneira brutal. Tudo o que se tira e não se repõe causa danos irreparáveis. "Aja de modo que os efeitos de sua ação sejam compatíveis com uma autêntica vida humana sobre a Terra."

As invenções tecnológicas, em sua maioria, não resolveram os problemas da humanidade. como se não bastasse, o que se percebe, é que quanto mais o homem adiquire conhecimentos, menos se preocupa com sua permanência na Terra.

Selma Nardacci

Selma Nardacci dos Reis
© Todos os direitos reservados