OU, OU

A vida conforme divina predestinação
Ou guiada pela livre escolha humana?
O amor que atende a voz do coração
Ou a paixão que na mente se engana?

A crença que seduz e implora certeza
Ou a fé que fixa o prelúdio da verdade?
O infortúnio que causa infame tristeza
Ou a superação movida pela bondade?

A riqueza material que rege a ambição
Ou bem estar espiritual da humildade?
A eterna procura da alegre celebração
Ou a paz procedente da tranquilidade?

A objetividade do caráter íntimo do ser
Ou condenação à liberdade do sujeito?
A fixação estética que exorta o parecer
Ou a ética religiosa que infere respeito?

Marco Antônio Abreu Florentino

Poema para reflexão sobre a liberdade humana de fazer suas escolhas existenciais, as quais são de total responsabilidade do indivíduo a partir da sua percepção consciente ao tornar-se pessoa.

Inspirado no pensamento e obra de Soren Kierkegaard, filósofo, teólogo e poeta dinamarquês do século XIX, precursor do existencialismo, particularmente suas obras: ¨Ou, Ou, Um Fragmento de Vida¨; ¨Diário de Um Sedutor¨, ¨Temor e Tremor¨e ¨O Desespero Humano¨.

O pensamento de Kierkegaard praticamente traduz o que foi sua vida. Coloca o indivíduo humano como protagonista da sua própria história, que é cheia de encruzilhadas e vive na constante necessidade de fazer escolhas.

A noção de escolha constitui uma das ideias fundamentais da filosofia de Kierkegaard, como no caso dele ao ter que escolher entre ficar com sua noiva Regina Olsen, a qual nutria profundo amor ou se dedicar à filosofia e às atividades teológicas de pastor. Escolheu a segunda opção.

Em ¨O Desespero Humano¨ descreve o desespero inconsciente de ter um eu; o desespero que não quer e o desespero que quer ser ele próprio.

Kierkegaard distingue os modos de vida humana em estético, ético e religioso. Em ¨Ou,Ou, Um Fragmento de Vida¨, analisa os modos de vida estético e ético.

https://youtu.be/sr-eIv6tHoU?list=RDsr-eIv6tHoU
(Dolcissima Maria - Renato Russo)

Marco Antônio Abreu Florentino
© Todos os direitos reservados