P a n d e m i a

Quando uma grande tragédia, como esta de 2020, se abate sobre a humanidade, seus efeitos, demasiadamente fortes, assustam, pois, nunca estamos preparados para coisas assim.

Tragédias se parecem com tempestades em alto mar:  tudo escurece, um vento forte varre o convés, o capitão fica em apuros se inexperiente, as ondas se sucedem com força devastadora, muitos são atirados ao mar e nem serão notados, o barco se inclinará tanto que será difícil manter o equilíbrio. O rugir das ondas ensurdecerão as vozes mais calmas e sensatas, as amarras se afrouxarão, alguns “mastros” poderão quebrar, o contorcer-se da madeira parecerá um ranger de dentes, nada tem lugar certo, as velas enfunadas rasgar-se-ão dando passagem à ventania e a bussola se desorientará totalmente, deixando a todos, sem qualquer rumo.
Cada um de nós é exatamente como esse barco. Somos, ao mesmo tempo, capitão, passageiro e tripulação. Pois este é o grande barco de nossas vidas. Não esperávamos essa tormenta atroz. Fomos pegos de surpresa sim, mas não será por isso que soçobraremos.

É certo que muita coisa está de “pernas para ar”, é certo que nossa bússola está desorientada, mas ainda temos coração. De nós, tudo será exigido; coragem, força, destemor, iniciativa, amor, compaixão e muito sangue, suor e lágrimas.
Pois que seja; a humanidade não irá desaparecer dessa maneira. Alguma coisa a ciência fará à nosso favor e, uma vacina salvadora é ansiosamente esperada. A humanidade foi pega de “calças nas mãos” e esta experiência, será a grande lição de nossas vidas.
Portanto, faça de seus nervos as cordas, de sua tenacidade as velas e, num último esforço, faça de seu coração a bússola de um novo norte para a humanidade.

Porto Alegre, 02/04/2020
josé carlos de oliveira
                                                      Porto Alegre, 02/04/2020
                                                          josé carlos de oliveira


Uma palavra de esperança e confiança na humanidade e na ciência, porém, um alerta para pensarmos mais e tentarmos fazer um mundo melhor para viver.

Porto Alegre, junho de 2020

jose carlos de oliveira
© Todos os direitos reservados