Era Virtual

Era Virtual 

 

Hoje vivemos uma era que gira em torno de dois mundos ao mesmo tempo.

O mundo real, onde se constrói com nossos atos, dificuldades e atividades do cotidiano.
 E o mundo 
virtual, onde as pessoas viram um personagem para que possam viver alguém que gostariam de ser.
Esse mundo é fictício, narcisista, que se destaca pelo espetáculo e com uma pitada generosa de soberba, ou seja, o primeiro mundo é quem realmente somos e o outro é o que muitos gostariam de ser.
 

E como tudo na vida tem seu lado bom e ruim, nesses dois mundos não são diferentes, e, infelizmente a maldade humana é crescente no mundo virtual, onde aferimos várias ferramentas, fáceis de acessar, facilitando a disseminação de ódio instantaneamente.

Vale o destaque que as redes sociais mais usadas por todo o mundo foram desenvolvidas para aproximar e se comunicar com o mundo real, para expandir o conhecimento, entretanto, virou uma arma nas mãos de alguns usuários, tornando-se também uma droga, que vicia e a qual muitas vezes o usuário é refém do seu próprio uso, porém, as ferramentas podem ser necessárias, podendo ser usada para desenvolver seu ramo de atividade, fazendo marketing para promover sua empresa, produto, ou serviço gratuitamente e sendo muito eficaz. 
Mas quando ela é usada como arma para disseminar ódio, ela não fere o corpo nem nos faz sagrar, ela fere a alma e também pode matar.
 

Nesta era virtual, os que mais se destacam são aqueles que atacam outras pessoas, que as julgam por suas atitudes e diferenças, pelo seu modo de agir ou por suas opiniões, criam rótulos e como se diz na linguagem virtual, essas pessoas estão querendo o famoso “biscoitos”, querendo ser “deus”, ou ser maior que Ele. 
Criam-se diferentes tribunais e julgam, apedrejam e condenam, fazendo justiças com as próprias mãos, ou “com os próprios teclados”, muitas das vezes destruindo a vida pessoal.
 

O mundo virtual ainda é um mundo sem lei, onde sua opinião muitas das vezes é deturpada, muito embora já se tenha uma legislação para penalizar os crimes virtuais, esse ambiente ainda é uma “terra” desconhecida, onde as pessoas na solidão da internet exprimem sua opinião desrespeitando a individualidade humana e sem se importar com o sentimento alheio.
Nesse 
ambiente frio que carrega a imagem da mente de quem nele se ocupa, o que vale é inflar o ego, e expor seu narcisismo, parece que todos estão à procura da formula do “O professor aloprado”, e que a imagem é tudo e seus amigos ou até mesmo o desconhecido é quem determina o que você tem que ser, especialmente porque lá, estão dispostas todas as profissões, onde qualquer um pode virar doutor, juiz, advogado, psicólogo entre outros, sem perceber que aqueles que estão julgando, condenando e principalmente aqueles que estão compartilhando é tão culpado quanto aqueles que estão sendo apontados. É bom salientar que eles estão com uma arma na mão, propagando e compartilhando o ódio, crucificando-o ao confinamento e o condenando ao sofrimento levando-os a depressão, e muitas vezes causando o suicídio, algumas vezes o motivo é algo pequeno que se torna uma arena para a “guerra dos biscoitos”, para chamar a atenção da mídia e ganhar seu momento de fama, transformando as redes sociais num ambiente infame, sem se importar se estão roubando ou não vidas. 

Nesse “palco virtual” esses usuários esquecem do respeito, do altruísmo, do amor, da solidariedade, do uso da internet com responsabilidade, esqueceram da vida, de uma vida tornaram o mundo da internet narcisista. 

Poucos são os que utilizam essa grande ferramenta pra espalhar felicidade, para disseminar a paz e compartilhar amor. O mundo da internet é tão grande que seu alcance é imensurável, tanto na bondade ou quando é jogada nela a maldade. 
Há muitas possibilidades de uso da internet, ela te faz viajar, ir a lugares inimagináveis, amplia os conhecimentos, pode ser teu veículo de comunicação e não de destruição, realiza 
sonhos. Com ela você pode ir onde jamais imaginou, pode até te levar a um grande amor, te aproxima dos amigos e de seus ídolos. 

O mundo virtual não foi feito para regredimos, e sim para evoluirmos, devemos estabelecer o equilíbrio, tanto no mundo real quanto no virtual, porque ambos andam juntos, são inseparáveis, ligados a uma só mente e a um só coração. 

Com tanta maldade, parece até que o mundo está invertido, onde os princípios não justificam os meios, mais destroem os dois mundos. Falta amor, mas temos esperança, ainda lutamos pela paz em pleno século XXI, 
Tantos e tantos anos se passaram e as campanhas pela paz não sessaram, e agora
elas não estão só no mundo real, como também no mundo virtual. Precisamos respeitar as opiniões, precisamos compartilhar o altruísmo, precisamos entender que o nosso espaço termina onde começa o de outra pessoa, o mundo lá fora já é tão difícil, ninguém precisa piorar.  

Assim, eu acredito em um mundo melhor, eu acredito que Deus é maior, e que o bem sempre vencerá o mal, eu acredito em um mundo mais igual, onde a solidariedade prevaleça e o sorriso permaneça eu creio que o respeito e o uso responsável da internet alcance as pessoas, os animais e o planeta. 

     Compartilhe seu ato de amor.!

 

Boa Vista Roraima, 05.11.2019 

Por Brena Iannuzzi  

 

A Era virtual, realidade da internet hoje

Boa Vista