A História se Repete

 A História se repete...
 
A História é cíclica, eu já sabia. Não é linear como muitos pensam. Os fatos se repetem todos os dias, principalmente na vida privada. Por falar em vida privada, há um campo da História que trata apenas desse assunto. Isso porque durante muito tempo, os historiadores só retratavam os grandes heróis, as famílias tradicionais e os reis. Mas a História, também se constrói com pessoas comuns.
Andaram espalhando por aí que sou vaidosa. Gostei! Ando precisando de inspiração para escrever. O tema é  um prato feito. Com direito a início, meio e fim.
Como não ser vaidosa? Meu Pai me dá tudo em dobro! Até os filhos me multiplicou.
Viu só como a História é cíclica, ninguém pode sair por aí falado que é filho de Deus, pois é crucificado na certa.
Andei pensando que tenho que assumir de vez essa vaidade. É uma questão psicológica. Quando se assume determinada postura, ninguém mais  te perturba, querendo provar o contrário.
Penso que talvez seja preciso providenciar alguns detalhes para esse perfil de vaidade. Eis a lista: anel de formatura, símbolo de intelectualidade; placa de pedra, lapidada com nome e formação acadêmica; participação em uma ordem fechada, só para os “escolhidos”; bons contatos, poder de influência, manipulação da vida alheia; matéria em jornais e revistas para divulgar os meus feitos e afirmação de uma linhagem tradicional.
A  linhagem tradicional vai ser difícil, pois todos sabem que sou uma mulher do morro! “O morro não tem vez...” Só na hora do voto.
Por falar em estirpe, quando cheguei  à cidade de Madalena, perguntavam-me de quem eu era filha.
-De que família você é?
-De família nenhuma, estou inaugurando um novo nome em Madalena:  Nardace. Um neologismo, erro de cartório. Estou fundando uma nova dinastia na cidade.  Daqui a trinta anos, ou menos, vamos ter no calendário municipal, a comemoração de migração dos Nardaces, com direito a banda e culto ecumênico em praça pública.
Pensando bem, mudei de idéia, vou deixar para trás os detalhes... Vou fazer igual a Jesus Cristo... Vou entrar em Madalena montada num jumentinho e  nascer de novo no  curral de vacas.
 
Serei crucificada do mesmo jeito!
 
Vaidosamente,
 
 
Selma Nardacci  -  (O erro de cartório já foi consertado)
 

Selma Nardacci dos Reis
© Todos os direitos reservados