Não usar todos os espaços...

 
Não usar todos os espaços...
 
Eu passei a observá-lo não que eu nunca o tinha visto antes, mas agora mais nítido e de maneira mais humilde e passível. Estava todo se decompondo como se expurgasse todo mal da alma e os pecados da vida e de forma irreconhecível como uma criatura que tinha acabado de nascer e trazia consigo pedaços da placenta.
Na sua primeira aparição após o ocorrido, assustei-me e perguntei o que iria fazer e se precisava de alguma coisa, ele me disse que não precisava de nada. Disse-me que acabará de sair do túmulo e que precisava se encarnar.
Temi e reconheci minha covardia, pois sempre fui criado aos mimos e não poderia impactar com aquele tipo de situação. Disse a ele que deveria voltar ao túmulo e descansar, mas ele disse que tinha uma incumbência.
Percebi que não o convenceria, pois assim como eu na insônia da noite me levanto para escrever ele se levantará da tumba para tentar a viver. Eu o tinha por amigo e me compadeci pelas suas chagas e seu estado lastimável. Talvez ele ainda não entendesse o tinha acontecido com ele,eu tinha certeza que ele morreria, porque não existe vida terrena sem a ocupação de um corpo, pelo menos naquele momento eu acreditava nisso.
Como poderia dizer a ele que, com uma cantiga triste chamasse a morte se ela estava já bem próxima dele e ele a ignorava. Resistia-a para recompor seu corpo com excertos ou esperava um milagre, se é que eles existem.
Eu observava uma criatura lutando pela vida, e eu me compadecia, mas, tinha temor diante da impossibilidade de ajudá-lo.
Não era Deus e sim igual a muitos humanos que só observam e naquela situação sem poder fazer nada.
Por um instante ele começou a sangrar e no meu desespero pensei em sair correndo por não suportar observar tanta dor.
Mas resisti guardei em mim o medo e voltei para casa.
Por alguns dias fiquei angustiado e me perguntando sobre o que é a vida.
Sendo que os recursos que temos às vezes não valem nada. Às vezes é preciso se desprender, soltar-se e não usar todos os espaços.

Carlos Donizeti (DA