AUTORES QUE NOS FAZEM REFLETIR

 
Autores que nos fazem refletir
Estou lendo um livro que há muito tempo gostaria de ter lido, um escritor que já tive a oportunidade ler um dos seus livros e que me fez por demais refletir sobre a sociedade em que vivemos, o sistema que estamos submetidos, enfim, me fez refletir acima de tudo sobre as relações humanas. E este livro mostra através dos seus argumentos que a vida não tem sentido. Confesso que me abalou, e hoje pensando bem concordo com ele. Ah! O livro, Servidão Humana de W. Somerset Maughom.

Por acaso dando uma olhada na biblioteca do colégio que leciono, pesquisando algum livro interessante para ler, (ainda sou da antiga, não fico só em facebook, whatsApp, e outras tantas novidades tecnológicas nos dias atuais), e de repente dei de cara com o livro O Fio da Navalha deste mesmo autor. Só sei dizer que é uma delicia , maravilhosa a leitura que estou desfrutando neste momento. Ele como sempre jogando suas verdades e temas questionadores.

No livro ele continua com a mesma interrogação por intermédio deste trecho " É difícil  deixar de perguntar  a si próprio que finalidade tem  a vida, se ela tem alguem sentido ou se não passa de um erro trágico por parte do destino cego".

Em outro trecho ele coloca a pergunta em um dos seus personagens, "Poder, influência, posição social. Era natural e óbvio que um homem procurasse ganha-lo. Era isso sua missão na terra". E tudo isso não é vazio? Para os que não podem ou não tem essa oportunidade o sistema capitalista oportuniza de uma forma democrática  para todas as camadas sociais, é claro, cada uma com seu poder aquisitivo , o consumismo.

Como diz Georges Simenon em seu livro Sangue na Neve, " O mundo é um bom lugar para viver, mas quem nele manda".

José Marcos di Ayres
© Todos os direitos reservados