Gilberto Vaz de Melo

Gilberto Vaz de Melo nasceu em Mar de Espanha - MG,(1952. Sociólogo, com formação acadêmica na Universidade Federal de Juiz de Fora, escritor, poeta e pesquisador, tem como interesses principais: pesquisas sociológicas, literatura e música (MPB). É associado do Centro de Estudos Sociológicos de Minas Gerais, membro fundador da Casa do Poeta Belmiro Braga e ocupou por vários anos uma cadeira na Academia Juiz-forana de letras, de onde saiu por questões pessoais. Tem vários livros publicados, e uma coletânea, à qual deu o nome de "Versos Intemporais". Sempre atuante na área cultural e política de Juiz de Fora, até hoje empresta seus conhecimentos e formação musical, literária e sociológica a vários segmentos culturais de nossa cidade Juiz de Fora.
Com uma breve passagem pela Câmara de Juiz de Fora,exerceu o mandato de Vereador (92/96).
Sempre polêmico em sua atuação parlamentar foi de fundamental importância sua ligação com o Ex-Presidente Itamar Franco, na restauração e posterior aquisição do Cine Teatro Central, o maior marco da cultura de Juiz de Fora, repassando sua administração à Universidade Federal de Juiz de Fora.
Polêmico e combativo criou um grande mal estar junto aos militares, quando apresentou um projeto de lei que retirava da Praça do Bairro Bom Pastor(área nobre de Juiz de Fora) o nome do General Emílio Garrastazú Médice e denominando-a "Praça Poeta Daltemar Lima".
Com o veto do então prefeito e a pressão dos militares, reapresentou o projeto novamente e conseguiu aprová-lo junto aos colegas da Câmara, uma vez que o prefeito não o sancionou. Gilberto ainda reside em Juiz de Fora.
Fragmento da opinião do Poeta José Antonio Jacob, sobre a poesia de Gilberto Vaz de Melo:

Fragmento da opinião do Poeta José Antonio Jacob, sobre a poesia de Gilberto Vaz de Melo:

(...) É um poeta de frases surpreendentes. Tem a formação do escritor modernista, mas com a lógica dos simbolistas; e mesmo sem usar métrica nos seus versos ele tem a virtude da cadência das palavras, e sabe como e quando colocá-las, porque conhece os seus efeitos e os seus impactos. Num só verso ele é capaz de concluir uma idéia como fez no seu poema “Uma Poesia de Amor...” Compõe poemas de estilos tão diferentes um do outro: ora realistas, ora românticos, ora simbolistas do quotidiano, mas deixa em cada um deles a expressão da palavra generosa, a elegância do pensador nobre que não tropeça para não arranhar a idéia, nem mesmo quando usa uma ironia requintada para sublinhar um pensamento de discórdia ao que ofende o que sua dignidade rejeita e ao que transgride o que seu espírito não suporta. Gilberto Vaz de Melo sempre foi um colaborador da cultura de Juiz de Fora em vários setores, e agora, depois de acumular mais versos em sua vasta bagagem literária, ele surge, para satisfação dos seus inúmeros admiradores e leitores, independente como o pássaro que alça largos e elevados vôos, trazendo consigo seus cadernos de anotações poéticas para com eles editar, num só livro, uma grande obra que certamente ficará em nossos corações.(...)

💬   gilbertovazdemelo@hotmail.com