Folhas
 
 
 
     Folhas que podem possuir várias cores, vários formatos, mais em qualquer cor, qualquer tamanho que seja, é realmente o pulmão das plantas, cada qual é única na planta é individual, na imensidão das florestas são elas as responsáveis pela transformação do gás carbono em oxigênio, o gás carbono e o gás que e responsável pelas florestas, pois todas as madeiras e constituídas deste.

    Folhas ricas em clorofilas, estas que faz o encantamento das florestas, folhas fonte de
 alimentações dos animais herbívoros, folhas que balança as arvores com o movimento das correntes do ar e estas ao balançar faz dispersão de suas sementes para as florestas renovar.

    Folhas que alimenta os formigueiros na profundeza dos solos, transformando em fungos, que alimenta a rainha e suas crias e ao mesmo
 tempo deixando resíduos que se transforma em adubos, que será absorvido pelas próprias arvores que os produziram.

    Folhas que emite som, com o toque das correntes de ar, mostrando que existem vidas neste lugar, folhas que abriga sobre os seus folhar pássaros, repetis, roedores, caixas de marimbondos e tantas outras formas de vidas que faz das folhas suas casas suas moradas. Folhas que e mãe de seus hospedeiros, que os        camufla e assim protegendo de seus predadores, e ainda mais as folhas são cobertas que
 protege os seus hospedas contra o frio, as intempéries do tempo como chuva torrencial, ou de granitos.

      Folhas que protege a mãe terra, dos intensos raios solares, fazendo no interior das florestas lugar úmido e agradável para todas as espécies de vida do planeta com esta proteção natural da natureza, faz que tenhamos os igarapés sempre com as suas minas jorrando águas limpas e frescas para todos os habitantes não só da floreta mais de todo o universo, é assim que se da à formação de um rio com estas pequenas nascentes que iram se aglutinando que forma os grades rios, que leva farturas, vidas por onde quer que passe.


      Folhas filtro do ar das impurezas que jogamos no mesmo, pelas expansões das indústrias, pela queima dos combustivos poluentes que usamos em nossos carros, grandes partes desta poluição fica presa em suas folhas sufocando e levando a morte súbita deixando as arvorem nuas.


      Folhas mesmo quando perde suas vidas, não perde seus
 valores, é fonte de energia, nas caldeiras é fonte de adubos orgânicos para o solo, nos jardins renova a terra e alimenta as roseiras que nos oferece flores.

      Folhas que levadas pelos ventos, ainda tem mais uma missão a realizar, ser sombra para uma semente que aguarda a ora de germinar.

 
 
 
João Marques JM
09/07/2012

 

João Marques JM
© Todos os direitos reservados