Indo por uma rua ladeada de casas luxuosas, percebi uma casinha pequena e modesta, pintada com um tom pálido e sem vida. Parecia estar sendo esmagada pelos prédios que havia em seu entorno, parecia que ali havia muita tristeza e dor. Movido por uma grande curiosidade, bati à porta da humilde casinha, tamanha foi minha surpresa quando a porta se abriu e do seu interior saiu um som de alegria e felicidade, ao mesmo tempo, senti um cheirinho delicioso parecia algo muito saboroso.

 

Uma senhora sorridente me recebeu com muito carinho, me convidando para entrar. Fiquei espantado, as cores do interior da casinha eram brilhantes e vibrantes tudo era perfeito, tudo era maravilhoso, uma mesa enorme encontrava-se no centro de uma grande sala, o piso e as paredes pareciam espelhos que refletiam e aumentavam aquele ambiente maravilhoso, as cortinas eram alvas como a neve, havia flores por todo o dambiente, reparei que as portas e janelas eram altas e bem trabalhadas. Sentados à mesa encontrava-se toda  família reunida, parecia uma grande comemoração, Tudo era perfeito.

Fui convidado pela família a participar daquele belo banquete, comemos bebemos rimos, conversamos, enfim nos divertimos muito, porem, minha curiosidade e minha admiração levaram-me a perguntar:

 

- Como pode ser, olhando lá de fora, parece que nesta casa vivem pessoas trístes, até as cores da fachada expressam esta tristeza?

 

A simpática senhora respondeu com um sorriso nos lábios.

 

- Esta casa é como os homens, para conhecê-los devemos olhar o seu interior o seu coração. Muitas vezes julgamos a aparência, esquecendo de conhecê-los primeiramente por dentro.

 

A senhora me perguntou:

 

- Como você esta se sentindo compartilhando conosco deste momento tão importante?

 

Com firmeza e alegria respondi que aquele dia estava sendo o melhor dia que eu vivera ate então.

 

Tive um dia muito feliz, no final da tarde chegando a hora de me despedir daquela linda família, fui acompanhado pela senhora que agora eu sabia o seu nome, ela se chamava Vida, sim Dona Vida, ela me deu um abraço, me desejando muita paz no coração. Sai daquela casa, transformado com a alma lavada. Estando na calçada me virei para me despedir mais uma vez daquela família maravilhosa, fui acometido de uma forte emoção, percebendo que ali onde antes se encontrava aquela casa fantástica, agora havia simplesmente um terreno vazio todo gramado, repleto de flores.

 

Daquele dia em diante olho as pessoas sem julgar, sem tentar entender o que não se pode explicar.

Cesar Garcez
© Todos os direitos reservados