A PSICANALISE E SEU RESULTADO PRÁTICO

A PSICANALISE E SEU RESULTADO PRÁTICO

A Argentina é o país com o maior número per capita de psicólogos por habitante. É um psicólogo para cada grupo de 651 habitantes.
 
Esta estatística nos é dada pelo Dr. Marcos Aguines em artigo de uma revista semanal. Ele é neurologista e psicanalista e está lançando o livro “O Atroz Encanto de ser Argentino”
 
“Chegamos a uma conclusão frustrante, já que de nada adiantou tanto estudo: a psicanálise não melhorou a sociedade e as multidões. Mas também chega a ser um desperdício que tantos jovens se dediquem à carreira de psicologia, porque esta não é uma área produtiva como Engenharia, por exemplo.”
 
Ele está sendo honesto, pois em uma boa parte a psicologia funciona como ombros para pessoas que não querem, por si sós, buscar em outras fontes e, principalmente, em si mesmos, a origem de todos os problemas e a superação de suas carências.
 
O resultado do tratamento está, principalmente, na finalidade que o próprio paciente dá ao seu tratamento e o bom profissional deve estar atento aos indícios que o cliente lhe passa e ser honesto e sabedor das suas limitações.
 
Para uma pessoa que tem uma carência ou um sofrimento momentâneo um ombro profissional pode ajudar.
 
Mas este mesmo ombro pode ser muito prejudicial para o paciente, quando a carência é crônica, e muito boa, financeiramente, para os maus profissionais. Pode ser um cliente para toda a vida se ele não se voltar para dentro de si e procurar ali a cura para este mal, tão comum nos nossos dias.
 
Enquanto achar que a culpa está sempre nos outros, ou na falta de algo, ou na sociedade só vai prolongar a possibilidade de ter uma vida plena e satisfatória.
 
“Quando o ser humano aprenderá a procurar em si próprio cada erro, cada causa de insucessos e frustrações! Parece que jamais o conseguirá. Grande demais é sua consideração por si mesmo, porém pequeno e limitado demais seu obstinado e rígido pensar.”  Abdruschin em Na Luz da Verdade.
 
O ponto básico em tudo é termos a consciência de que de tudo tem origem em nós mesmos. De que somos a origem do erro que agora trás para nós o sofrimento que estamos passando e, tendo esta consciência, buscar a solução.
 
Devemos partir da premissa de que já que não podemos mudar o mundo para sermos felizes, então mãos à obra, nem sempre para nos adaptarmos ao mundo, que muitas vezes está errado mesmo, mas em prestar atenção nas arestas que nos fazem chocar com ele.
 
Nada de ficar esperando uma mão sendo passada na nossa cabeça ou ficar chorando escondido. A carência é um mal voraz, que tem que ser eliminado na origem, no coração, na alma, não há outro caminho, nem tempo a perder.
A vida é muito curta para perdermos tempo sem lutar pelo aprimoramento da nossa alma.
 
A psicanálise pode virar um vicio, uma muleta, como é a astrologia para muitos, e paralisar a desenvoltura e a liberdade de muitos, que podem ficar dependentes, como muitos são, também, de muitos cultos religiosos.
 
Diz-se que em regiões frias o número de pessoas depressivas é bem maior e eu acredito que sim, pois as pessoas acabam mais encolhidas dentro das suas “conchas”, os vizinhos já não se vêem tanto, não param para conversar, etc. A falta de Sol.
 
Por outro lado, o que é mais importante, nunca ninguém se perguntou do porque de nascer uma criança numa família esclarecida e de bom nível sociocultural em um ambiente harmonioso e outra na pior e mais violenta favela aqui do nosso país
 
Outra em plena Sibéria, onde as temperaturas batem nos 40 graus negativos e isolados do mundo e outra lá no Afeganistão, perdido na devassidão das suas regiões rochosas e desérticas, e outras no meio das agitações do Oriente médio.
 
Neste exato momento está nascendo uma criança em todos os cantos deste nosso planeta, pelo menos uma, em cada pequena cidade ou lugarejos deste nosso planeta.
 
E ninguém nunca se perguntou quais seriam os princípios para esta distribuição. Quais os princípios que norteiam estes nascimentos? Pois se acreditando que o mundo é perfeito e justo, como tudo na natureza, é de se imaginar que haja um principio nesta distribuição.
 
Por que alguns em países ricos possuem mais problemas anímicos e outros, como na Argélia, são considerados mais felizes?
 
E aquela criança nascida lá no Afeganistão, apesar de tudo convergir contra, poderá ser uma criança e um adulto feliz, ao contrário daquele que nasce nas regiões nórdicas, com todos os direitos sociais garantidos.
 
Como se dá isto? A Justiça e o Amor de Deus não são perfeitos?
 
Porque nasce uma criança deficiente a e outras não?
 
"Dai  A Deus a honra da perfeição! Nisso encontrareis a chave para os problemas não-solucionados de toda a existência." Também nos diz o sábio alemão de codinome Abdruschin em sua obra “Na Luz da Verdade” – www.graal.org.br
 
Neste mundo do homem não há explicação e muito menos dará explicação a psicanálise, criada pelo homem, para as tantas variantes que envolvem a vida de um ser humano.
 
A psicologia pode ajudar em muitos casos, principalmente em casos de fobias, onde com técnicas, e a exposição paulatina, os temores, principalmente os sociais ou timidez exacerbada, podem ir sendo superados.
 
È a psicologia cognitiva, única com resultados visíveis.
 
Outras análises funcionam mais como um ombro amigo, que falta tanto hoje em dia, e que sobrava a algumas décadas passadas, mas achar que tudo vem da família, do meio familiar ou social é ser muito simplista e ninguém acredita mais nisto, nem o honesto psiquiatra argentino.

www.hserpa.prosaeverso.net
 
'Não é o lugar em que nos encontramos nem as exterioridades que tornam as pessoas felizes; a felicidade provém do íntimo, daquilo que o ser humano sente dentro de si mesmo' Roselis von Sass – www.graal.org.br

HSERPA
© Todos os direitos reservados