DISCERNIMENTO
(Ivan Teorilang)
 
Discernir é ter sua visão aguçada além dos limites materiais. 
Aquele que supera sua miopia na amplidão de sua própria existência, não se perde nas dores das divagações desnorteada querendo entender a todo custo a alma humana nesta grande jornada pela vida afora. 
Muito além daquilo que você acha que já aprendeu neste curto espaço de sua existência, o discernimento se completa com a percepção, também adquirida à duras penas, na formação de seu espírito. 
Na receita dos ingredientes que formam o discernimento se destacam a compreensão, o critério e o conhecimento, com uma boa dose de bom senso, os quais irão te levar mais próximo ao entendimento para a decisão final que irá formar o seu próprio ponto de vista, diante qualquer situação.        
Caso queira adquirir o discernimento necessário para tornar mais leve o fardo que carregarás por toda sua vida, nunca se estresse com a impaciência, pois ela será sua inimiga natural, o que deturpara a formação de uma idéia mais saudável na compreensão das coisas que lhe permitirão chegar a qualquer conclusão.   
Não se esqueça também que faz parte de um discernimento adquirido, saber que, em muitas circunstâncias, aquilo que é verdade para alguns nem sempre é a mesma para outros, portanto nunca deixe de levar em conta também a precaução, colocando-se, desta forma, do mesmo lado de nosso interlocutor, assim como a análise daquilo que o tenha levado àquele raciocínio diferente do nosso.  
Outro dia eu li um artigo sem a assinatura do autor, para o qual faria questão de dar o crédito, pois achei genial, e o transcrevo aqui:
“A Verdade pode ser comparada a um grande espelho que caiu do céu e partiu-se em mil pedaços... Cada homem está de posse de apenas um pedaço desse espelho que, um dia, novamente inteiro, haverá de refletir a Verdade Integral.”   
Se exercêssemos mais uma análise silenciosa sobre qualquer questão, antes dela chegarmos a um entendimento, com certeza estaríamos nos poupando das inconveniências resultantes, pois diante os estardalhaços causados por alguns, pode estar certo que a primeira intenção destes, não consiste no conteúdo do que dizem, mas sim marcar, por imposição, sua presença, mesmo que vazia.
Ao julgar e condenar alguém, não se esqueça que você também estará suscetível ao mesmo erro, haja visto sua condição humana, portanto, pese e pense antes de constranger seu semelhante.
 
 “Bem aventurado é aquele cujo discernimento o levou à sabedoria e no exercício da sabedoria à luz da fé em toda sua plenitude libertando-o dos grilhões de um porvir obscuro e temível.”
 (Ivan Teorilang)   
 
“Não se pode creditar valor algum ao ser humano se este não possuir como domínio o discernimento, berço de todas as virtudes nobres”.
 (Ivan Teorilang)   
 

 

Ivan Teorilang
© Todos os direitos reservados