Amor e Ódio

 
AMOR E ÓDIO
 
                        Sentimentos gerados no Homem e que se assemelha a uma gravidez gemelar uniovular, enfim Amor e Ódio são irmãos gêmeos. Somos portadores de emoções de grande responsabilidade social, onde levamos numa linha mediana imaginária o equilíbrio do mundo.
Ø      Segundo BUENO, Silveira em seu dicionário Amor é definido como Afeição; objeto dessa afeição; paixão; entusiasmo; Cupido.
Que afeição é essa que castra, corrompe, é movida pela inveja que, muitas vezes, chamamos sinonímia com paixão, ou movido pelo entusiasmo da ocasião. Afrodite e seu filho Cupido, como dizem as lendas gregas, já travavam este conflito em prol de interesses próprios. Veneramos algo que não vemos ou pegamos, é pela confiança pessoal e de outrem, que nos lançamos em aventuras sem propósito.
Ø      Ainda de acordo com BUENO, Silveira o Ódio é definido como uma Aversão a uma pessoa ou coisa; inimizade; raiva; rancor; antipatia.
Sentimentos que envolvem uma grande parte da população mundial, que ainda teimam em cultivar em terreno árido, uma colheita farta e falsa. Apesar da grande caça às bruxas, em sua teoria ter sido apagada da memória humana, vivemos semeando emoções negativas sem ter a noção de colheita maldita do futuro próximo.
“Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
 
Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!”
Augusto dos Anjos
Em “Versos Íntimos”, Augusto dos Anjos retrata a ingratidão humana, mas entre linhas ainda consegue retratar, poeticamente, os suspiros adormecidos. Somos a metade de uma grande Verdade, tiramos do nosso diário Divino as incompreensões do destino traçados por nossas palavras do passado.
 
“O ser busca o outro ser, e ao conhecê-lo
acha a razão de ser, já dividido.
São dois em um; sublime selo
que à vida imprime cor, graça e sentido”
Carlos Drummond de Andrade
Já a sutileza e leveza poética de Carlos Drummond de Andrade em seu poema “AMOR” esclarece o que já deveria ser habitual ao Homem. Entender as emoções é sempre um exercício que tem seu início na própria carne, se hoje amamos loucamente e amanhã esse desejo fora trocado pelo ódio, com que tratamento iremos verbalizar com Verdade a próxima afeição?
Hoje acordei
em silêncio comigo mesmo.
Estou em paz
com o meu turbilhão
de emoções.
Fernando Matos
 Começo do hoje a procura da minha voz silenciosa que me remete às respostas do furacão de desejos que trago guardado, não é segredo quem me conhece a enorme vontade de fazer uma comunicação limpa entre quem lê e quem escreve. É simples como beber a água da inspiração poética que todos trazem na alma, é puro como sentimento de criança que nasce com a linha mediana dos sentimentos e consegue equilibrar suas emoções. Viver é como abrir os olhos todos os dias, vai depender como nós iremos vislumbrar o colorido da vida, sejamos assim simploriamente Felizes.
 
Fernando Matos
Em 2009, inove!!!
 
 
 
 
 

Mensagem de Final de Ano, refinando os Sentimentos...

Recife, minha terra

Fernando Matos
© Todos os direitos reservados