O Poder desvirtua o homem

e seu real propósito na terra.

É fato: O homem nunca soube e não sabe

lidar com o poder efêmero que lhe vem à mão.

O Poder deveria ser utilizado para ajudar a todos,

e principalmente aos mais fracos, aos mais necessitados.

Mas não é o que a banda toca por este mundo e quem sabe, até por outros.

 

Claro, não se está aqui a falar do Bom Poder, aquele em que se ajuda pessoas,

aquele que transforma vidas através de uma oração, de um abraço, de um beijo,

de uma esperança em pessoas afundadas em um abismo.

 

Fala-se, aqui, portanto, sem muita lírica, do Poder Material, do Poder dominante neste mundo.

Nossos atos estão embutidos de orgulho e egoísmo, de Desejo de poder e de prazer egoísta.

Vivemos vidas individidualitas, cheias de conflitos em família, no trabalho, com os amigos, com a parceira,

enfim, consigo mesmo, causa real de todos os demais conflitos.

 

Queremos mudar o outro, dominar o outro, mandar no outro, enfim, queremos que o outro faça o que nós desejamos.

Desejamos ter controle sob o outro, que o outro seja nosso escravo. A escravidão continua, embora de modo sentimental.

Aqueles cujo dinheiro  agracia, muitas vezes não sabem ver o seu próximo que lhe parece invisível. Mas pasmem: Ele é apenas

um outro ser humano como ele, e aquele que não divide poderá um dia se encontrar na situação daquele desprezado. É comum

os papeis se inverterem ao decorrer dos anos.

 

O Poder mundano está intimamente ligado ao prazer egoísta. Ambos são formas ilusórias de ver o mundo, de senti-lo.

Sei sim que é bem difícil abrir a consciência e tomar consciência dos gatilhos internos que fazem com que sintamos tais e tais coisas e que continuemos a repetir os mesmos erros, num comando automático insconsciente que só nos diferencia dos robôs porque temos o livre arbrítrio.

Depressões, ansiedades, pânico, muitos transtornos mentais e muitas doenças psicossomáticas são sim amparadas por profissionais competentes e por remédios. Mas, sabe de uma coisa: até a origem bioquímica dos transtornos, até a origem genética dos transtornos está ligada intimamente ao espírito do ser que passa a vida a adormecer sem se dar conta de que sua existÊncia é rica em possibilidades de se fazer feliz e de fazer o outro feliz.

A solidão, a quem muitas vezes detestamos e usamos outras pessoas para "tapar o buraco", ela em si é uma espécia de benção divina se bem aproveitada para refletir sobre a vida e nos perguntar: Por que eu estou sentindo isso ou aquilo?

Enfim, também me parece claro que a única forma de combater o poder perverso é através do amor, do perdão, da compaixão, por serem atributos do espírito capazes de destruir as ilusões e equívocos da matéria que não pensa bem.

Porém, não é através de palavras e teorias que podemos mudar o mundo. Aliás, o que mais me assuta é o silêncio das pessoas que podem e devem revolucionar o mundo a partir da prática do bem.

O mundo só poderá ser melhor não somente pela eleição de bons governantes, mas através de nossos próprios atos individuais e coletivos, numa interação proveitosa e satisfatória com o outro. Não precisamos temer o outro e nem depender dele, pq ninguém é nosso senhor e somente nós mesmos poderemos nos dar a felicidade. Mas até aí, é muita teoria, e talvez, obsoleta.

 

Faz-se urgente que todos, de forma individual e coletiva se unam num projeto específico não simples: fazer um esforço diário para observar as emoções negativas e tentar transformá-las em positivas. Pensar positivo, sentir positivo e agir positivo diariamente num esforço contra as contrariedades que a vida nos impõe me parece ser o único caminho viável de melhorar o mundo. Ou seja, está no nosso esforço diário em tentar pensar e sentir coisas boas para que possamos fazer de nossos hábitos os melhores possíveis. Está em nós a capacidade de reflexão, a cognição necessária para mudança de pensamento negativo para positivos e fazer que a um ataque da vida, tentemos trasnformar o sentimo negativo no positivo. Esse é o caminho. Árduo, mas talvez único. Agora, um pouco de poesia:

 

"Eu PODERia AMAR,

Mas não posso, pois falta esforço.

Eu AMARia PODER amar,

mas não posso, pois também falta esforço.

AMAR é um PODER imenso.

PODER AMAR é ser feliz e livre

PODER E AMOR devem se unir,

porque o verdadeiro PODER que temos

é o PODER DE AMAR,

e esse é o único esforço que talvez valha à pena na vida.

Esse não pode faltar. E sim, Eu posso PODER AMAR!"

Diego de Andrade
© Todos os direitos reservados